fbpx

Bem-estar

Repelente caseiro: confira receita para espantar mosquito da dengue

Para evitar picadas e a transmissão doenças, além de prevenir a infestação com cuidados básicos em casa, é preciso se proteger

Publicado

em

Mosquito. Foto: FreePik

Mosquito. Foto: FreePik

O período do ano mais chuvoso e com temperaturas mais elevadas traz também uma preocupação recorrente: a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O aumento de casos de dengue no Espírito Santo tem preocupado autoridades de saúde. E na Serra, o combate ao mosquito está ganhando força e avançando. Cerca de 50 estudantes participaram de uma oficina de repelente caseiro no Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Edvaldo Lima dos Santos, em Barro Braco.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para evitar picadas e a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de prevenir a infestação com cuidados básicos em casa, é preciso se proteger. No mercado existem diversas opções de repelentes industrializados. Tem quem não goste de produtos industrializado e outros que querem economizar.

Para a fabricação do produto foi usado usando óleo vegetal, óleo essencial de citronela, cravo da Índia e álcool de cereais. Todas as crianças que participaram da ação levaram para casa um vidro do repelente caseiro, que vai em uma embalagem, no volume de 130 ml, com uma válvula de spray, para aplicação direta sobre a pele ou tecido.

Para te ajudar nesta tarefa, a Secretaria de Educação da Serra ensina a receita:

RECEITA

Ingredientes:

100 ml de álcool de cereais
25 ml de óleo mineral ou vegetal
30 gotas de óleo essencial de citronela

Modo de preparo:

Misture tudo e deixe em repouso por 24 horas em um pote, coe e coloque no pote tipo spray.