Bem-estar
Remédio que induz crescimento de novos dentes será testado em humanos
Primeira medicação de “regeneração de dentes” do mundo avança em direção a ensaios clínicos no Japão após quase 20 anos de testes em laboratório

Medicamento será testado inicialmente apenas em japoneses. Foto: FreePik
A primeira medicação que promete o crescimento de novos dentes será testada em humanos a partir de 2024, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Quioto, no Japão. Se as avaliações forem positivas, o medicamento pode ser lançado até 2030.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Compostos por anticorpos monoclonais, proteínas que circulam no sangue para reconhecer e combater vírus e bactérias, a medicação é destinada a pessoas que não possuem um conjunto completo de dentes adultos devido a fatores congênitos, chamada anodontia.
Anodontia é uma condição congênita que causa o crescimento de menos do que um conjunto completo de dentes, presente em cerca de 1% da população. Fatores genéticos são considerados a principal causa para os pacientes com anodontia que não possuem seis ou mais dentes. Atualemnte, o problema é corrigido com o uso de implantes.
O pesquisador líder do projeto, Katsu Takahashi, diz que a pesquisa vem sendo realizada desde 2005 com a descoberta de roedores sem um determinado gene que possuíam mais dentes na boca, sem que houvesse um limitador de crescimento dentário.
Desde então, os cientistas tentavam desenvolver uma forma de bloquear a ação da proteína limitadora para que mais dentes consigam se desenvolver. Nos testes realizados, o anticorpo pareceu promissor para ser testado em humanos.
Se os testes forem um sucesso, o medicamento pode revolucionar a indústria odontológica, facilitando no tratamento de anodontia e outros problemas que levam a perda de dentes. Os primeiros contemplados serão crianças de até seis anos e em seguida, é esperado que se expanda para outras pessoas como uma alternativa aos implantes e dentaduras.
*Com informações The Mainichi.
