fbpx

Bem-estar

Quais são os sinais e sintomas de intoxicação por metanol?

Sintomas desse tipo de intoxiação são diferentes de uma ressaca comum

Publicado

em

Os primeiros sintomas da intoxicação por metanol estão ligados a fortes dores. Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os primeiros sintomas da intoxicação por metanol estão ligados a fortes dores. Foto: Reprodução/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, detalhou nesta terça-feira (30) os principais sinais e sintomas de intoxicação por metanol. Na grande maioria dos casos, segundo Padilha, o primeiro sintoma a aparecer é uma forte dor.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Uma dor muito diferente, porque é uma dor em cólica. As pessoas, às vezes, quando fazem ingesta de bebida alcoólica sentem uma queimação, falam que estão com azia, aquela coisa da ressaca. Não é queimação, não é azia. Pode até ter isso também. Mas a dor em cólica é algo que chama muito a atenção nesses casos”, salientou.

Em segundo lugar, o ministro citou qualquer percepção de alteração visual. “O metanol vem pelo estômago, vai para o intestino, é absorvido para o fígado e, no fígado, é digerido e metabolizado. Saem dali substâncias como ácido fórmico e formaldeído, que são extremamente nocivas ao sistema nervoso central”.

De acordo com o ministro, são essas substâncias que agridem o sistema nervoso central e afetam a visão, pois atingem o nervo ótico. “Por isso, as pessoas começam a perceber, às vezes, algum tipo de alteração visual. Começam a ver luzes, flashes e há até o risco de perda visual. Isso acontece de imediato? Não, não acontece de imediato”, completou.

Qual o tempo para aparecer os sintomas?

Padilha alertou ainda que os sinais e sintomas da intoxicação por metanol podem demorar até 24 horas para se manifestarem. O tempo de reação vai depender do nível de hidratação e do consumo de alimentos por parte da pessoa afetada pela condição. “Sentiu 12 horas depois? Pode ser intoxicação por metanol. Sentiu 24 horas depois? Pode ser intoxicação por metanol”.

“Se você estiver bem hidratado, pode estar eliminando mais rápido pela urina. Por isso é tão importante, quando começar a sentir os primeiros sinais e sintomas, a hidratação. Para proteger o rim”, explicou.

Por fim, o ministro pediu atenção por parte da população – sobretudo em casos onde houve o consumo de bebidas alcoólicas de origem desconhecida. “Na medida em que começarem esses sinais e sintomas, procure os serviços de saúde. Não vá fazer qualquer medida por conta própria, não vá achar que tem algo milagroso para uma desintoxicação, qualquer tipo de lavagem”.

Como agir?

A recomendação é procurar imediatamente um serviço de saúde caso surjam sintomas após a ingestão de bebidas suspeitas. O paciente deve relatar o consumo da substância para orientar o tratamento, que em casos graves, pode chegar até a hemodiálise.

Além disso, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox-ES) oferece atendimento pelo telefone 0800-283-9904, onde é possível obter orientações.