Bem-estar
“Ozempic dos ricos”: remédio para emagrecer é sucesso entre famosos
Medicamento foi aprovado pela Anvisa para diabetes tipo 2, mas já atrai quem quer perder peso
O Ozempic tem sido muito utilizado para quem quer emagrecer, mas além dele existem outros remédios que também servem para auxiliar no emagrecimento. O Mounjaro é uma dessas drogas que já está fazendo sucesso, principalmente no meio dos famosos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Informalmente chamado de “Ozempic dos ricos”, o medicamento foi aprovado pela Anvisa em 2023, entretanto ainda é difícil de encontrar na indústria brasileira. A previsão é de que duas canetas custem, em média, R$ 1.6 mil podendo chegar a R$ 3 mil.
Cada embalagem do Mounjaro contém canetas aplicadoras de 0,5 mL. Ele é uma solução injentável que pode conter entre 2,5 mg e 15 mg de tirzepatida. Cada caneta é de uso único, e a promessa é que a sejam reduzidos 20% do peso ao longo de 36 semanas.
A tirzepatida regula a glicose no sangue e proporciona uma sensação de saciedade, assim como os demais remédios que geram perda de peso. Além disso, também controla os hormônios que atua na liberação de insulina e no esvaziamento gástrico.
> Especialista faz alerta sobre os riscos das canetas emagrecedoras
Efeitos colaterais
Os efeitos do Mounjaro é similar ao observado em outros fármacos já disponíveis. Nos estudos clínicos, esses efeitos colaterais foram considerados “leves e moderados”. Além de nausêas, quem utilizar o medicamento pode sofrer com azia, arrotos excessivos, diarreia, constipação e dores abdominais.
Quando ao “efeito rebote”, a pesquisa feita para análise do medicamento indicou que os participantes que pararam de utilizar a caneta, recuperaram 14% do peso corporal. Já quem continuou com o tratamento, perdeu cerca de 5,5% a mais do que já era esperado.
Aprovação da Anvisa
Mesmo que seja um medicamento que causa o emagrecimento, a aprovação do Mounjaro foi feita apenas para pacientes com diabetes tipo 2. Um dos benefícios está relacionado a redução da hemoglobina glicada, algo importante para quem tem diabetes.
Porém, com a redução de peso, o novo fármaco deverá ter o mesmo procedimento ocorrido com o Ozempic, ou seja, sem indicações da bula e até sem receita, como maneira de perder peso.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui