fbpx

Bem-estar

Não gosta de vegetais? Veja 7 dicas para comer sem fazer cara feia

Recomendação é ingerir, pelo menos, 400g de alimentos como frutas, verduras e legumes diariamente

Publicado

em

Alguns resistem aos alimentos saudáveis pelo gosto e outros pela textura. Foto: Freepik

Todo mundo sabe que consumir vegetais, legumes e frutas é extremamente importante para a saúde. A recomendação é consumir no mínimo 400g desses alimentos diariamente, o que equivale a cerca de cinco porções, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mesmo sabendo da importância do consumo, muita gente ainda resiste a comer esses alimentos. Alguns reclamam do sabor amargo de alguns, como rúcula e almeirão. Outros já dizem que não gostam pela textura ou até mesmo pelo cheiro.

> Estudo revela qual é o vegetal mais saudável e benéfico para consumir

Mas existem algumas dicas que podem ajudar a cumprir a meta das 400g diárias, mesmo sem gostar muito, e ainda diversificar na preparação desses alimentos.

Variedade

Talvez um dos pontos chaves para aumentar o consumo de alimentos saudáveis seja variar. São centenas de vegetais, frutas e legumes disponíveis, que mesmo sem agradar, podem ser incrementados diariamente de maneira diferente.

Misturar uma salada de alface com folhas de rúcula, agrião ou escarola ajudam nessa variedade para que hajam uma mistura de gostos, fazendo com que ainda aumente a quantidade de alimentos saudáveis ingeridos de uma única vez.

> Alimentação influencia diretamente no envelhecimento da pele

Alimentos como cenoura, abobrinha, beterraba e vagem podem ser servidos em saladas tanto crus quanto cozidos. Mas atenção! É importantíssimo que, ao consumir esses alimentos crus, seja feita uma boa higienização para evitar qualquer tipo de sujidades.

Incremente nas receitas

Acrescentar vegetais em massas, como lasanhas com fatias de berinjela, torna a receita mais saudável e sofisticada. Incluir legumes no arroz ou em cozidos como frango e carne também auxilia no consumo.

Outra dia é fazer espaguetes de legumes, como abobrinha, cenoura e até pupunha. Pimentões recheados também ajudam na introdução de vegetais na alimentação e ainda aumenta o consumo de nutrientes.

Espetinho de legumes. Foto: Freepik

Espetinhos

Para os fãs de churrasco, uma ótima opção é grelhar os legumes e frutas juntamente com a carne. Desde abacaxi até o tomate é possível grelhar os alimentos para ficar com um gosto ainda melhor. Cebola, abobrinha, milho, cenoura, pimentão e outros vegetais tornam a refeição mais leve.

É importante ficar atento ao tempo de preparo. O corte desses legumes determinam o tempo que ele irá demorar para ficar pronto, portanto tente cortar de maneira mais fina ou em cubos temperados para colocar nos espetos.

Receitas tradicionais

Hambúrguer, omelete e sanduíches são alimentos extremamente tradicionais na culinária e é por meio deles que é possível acrescentar alguns legumes e verduras para deixar a comida mais saudável.

Muito prática, o omelete leva ovos e outros ingredientes a escolha de quem está fazendo. Adicionar vegetais picados como espinafre, cebola, abobrinha, cenoura, berinjela, aipo, tomate ou pimentões dão um toque especial na mistura.

> Saiba quais são os principais fatores que geram queda de cabelo

Nos hambúrgueres, a carne pode ser modificada por uma mistura de soja, lentinha e até mesmo caju. É uma troca que pode parecer estranho mas tem gente que consome sem nem perceber a diferença. Além disso, adicionar tomate, alface ou cenoura já auxilia em transformá-lo em um alimento mais saudável.

Além dos clássicos alface e tomate, outras verduras podem ser acrescentadas nos sanduíches como rúcula, escarola, acelga, ou até mesmo couve ou repolho cozidos. Fazer patês de atês de berinjela, cenoura, tomate ou cebola também é uma boa maneira de consumir o alimento.

Tomar sopas

Para quem ainda não tem o paladar adaptado ao consumo de vegetais, as sopas podem ser uma porta de entrada para esses alimentos. Isso porque é uma alternativa de consumir vários vegetais de uma só vez, sem contar que é um preparo versátil, que permite adicionar diversas combinações.

Para garantir que está ingerindo uma boa mistura de alimentos, priorize vegetais coloridos. Optar por uma fonte de proteína, dois tipos de vegetais, temperos e macarrão ou batata é uma das combinações mais utilizadas.

Se quiser uma sopa vegetariana, invista em cenoura, abobrinha, couve-flor, espinafre, abóbora e brócolis. Além disso, os caldos com vegetais costumam ser indicados para quem tem dificuldade de engolir.

Pizza saudável de berinjela, rúcula e tomate. Foto: Freepik

Pizzas saudáveis

E quem disse que não se pode ter alimentos gostosos sem ser saudável? A pizza é algo que está na mesa de vários brasileiros e, se consumido de maneira moderada, pode trazer benefícios e fazer parte da dieta dependendo do recheio escolhido.

> Creatina: devo consumir todo dia mesmo sem treinar? Entenda

Uma opção saudável é pedir ou preparar uma pizza com massa fina e recheada de vegetais — abobrinha, brócolis, escarola, palmito, tomate e rúcula são boas escolhas. Além de reduzir as calorias, é uma maneira diferente de introduzir vegetais na alimentação, principalmente de crianças e adolescentes que podem não gostar muito desses alimentos.

Adicionar nos molhos

Preparar molhos é mais uma estratégia para aumentar o consumo de vegetais. Na hora de refogar, acrescente pedaços de cebola, cenoura, espinafre, brócolis ou pimentão. Alguns legumes cozidos, assados ou a vapor ainda podem ser incrementados e ganhar um sabor diferente.

Fazer molho de tomate com cenoura diminui a acidez natural dos legumes e aumenta a quantidade de nutrientes. Uma dica é bater no liquidificador para deixar homogêneo, o que faz com que aqueles que não gostam da textura de alguns vegetais, nem sintam essa diferença.

Atenção!

Evite vegetais empanados e fritos na imersão. Essas formas de preparo dão apenas a ilusão de que se está consumindo algo saudável quando, na realidade, está piorando a qualidade nutricional desses alimentos.

Se ainda achar difícil consumir vegetais todos os dias, compre vegetais vendidos prontos e congelados como brócolis, milho e ervilha. Vale destacar: os alimentos que passam pelo processo de branqueamento (imersão em água fervente e depois em fria) mantêm boa parte de seus nutrientes como vitaminas, minerais e fibras

*Com informações UOL.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui