Bem-estar
Não escovar dentes: hábito do chef Jacquin favorece doenças cardíacas
O chef francês Erick Jacquin surpreendeu recentemente ao revelar que não escova os dentes. Mas o hábito pode trazer sérios problemas para a saúde

Não escovar os dentes pode trazer problemas para a saúde. Foto: Freepik
O renomado chef francês Erick Jacquin surpreendeu recentemente ao revelar, em uma entrevista, que não tem o hábito de escovar os dentes, argumentando que não acredita que isso impacte na saúde. Porém, a visão do chef está em desacordo com pesquisas médicas recentes que apontam graves malefícios relacionados à falta de higiene bucal.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Um estudo recente realizado no Hospital Universitário de Osaka, Japão, e publicado na revista científica Scientific Reports, associou a falta de higiene bucal a riscos de problemas cardiovasculares.
A cirurgiã-dentista Beatriz Coutens destaca a importância de cuidados bucais para a saúde geral. “Há muitos estudos científicos associando má higiene oral a doenças graves e potencialmente fatais, como câncer de cabeça e pescoço, infarto e outros. A negligência na higiene bucal pode afetar a saúde sistêmica por meio de infecções e outras complicações. Portanto, é fundamental priorizar a escovação e o uso do fio dental após as refeições em nossa rotina diária”, explicou Coutens.
A falta de higiene bucal pode levar a uma série de problemas, desde halitose (mau hálito), cáries, problemas gengivais, até a perda dos dentes. “Além da escovação, é crucial fazer visitas regulares ao dentista, idealmente a cada seis meses. Durante essas consultas de rotina, é possível não apenas tratar, mas também prevenir a evolução de problemas dentários para doenças mais sérias, como as indicadas nas pesquisas”, salientou Beatriz, que também atua como dentista oncológica.
- Remédio que induz crescimento de novos dentes será testado em humanos
- Inverno aumenta sensibilidade nos dentes: veja como amenizar o desconforto
Escova de dentes
Para ajudar a manter a saúde bucal em dia, a ortodontista Catarina Riva, deu dicas sobre a escolha da escova de dentes. “Importante buscar por escovas com a cabeça pequena e arredondada, porque ajuda na limpeza e acesso a todos os dentes. Sobre as cerdas, devem ser macias e com pontas arredondadas também, isso contribui para evitar lesões na gengiva e danos no esmalte dos dentes,” disse Catarina.
A ortodontista respondeu mais três perguntas sobre a escovação correta e saudável dos dentes. Confira abaixo:
Quando devo trocar minha escova de dentes?
“A cada três meses. O acessório deve ser trocado também após quadro de gripes, doenças respiratórias, infecções na boca ou garganta. Essa medida visa prevenir a reinfecção do organismo.”
Qual a forma correta de escovar os dentes?
“Não precisa escovar os dentes com força, pois isso pode prejudicar a proteção dentária. Usar o acessório com força ou com movimentos errados pode provocar pequenos traumas na gengiva e não promover efetivamente a higienização. Recomenda-se visitas ao menos uma vez ao ano no dentista também uma forma de prevenção de possíveis problemas.”
Qual a quantidade ideal de creme dental?
“Isso vai depender da faixa etária do paciente. Se é um adulto, uma pequena quantidade, equivalente a um grão de ervilha, é o suficiente. Para crianças essa quantidade reduz ainda mais, deve ser equivalente a um grão de arroz. Lembrando às famílias que o uso de creme dental deve ser iniciado assim que nascer o primeiro dentinho do bebê.”
