Bem-estar
Mulheres lideram noites mal dormidas. Entenda o motivo
As mulheres são as que tem uma das piores noite de sono, isso porque são as mais afetadas pelos hormônios

As mulheres têm um sono 10% pior do que o dos homens. Foto: @jcomp/Freepik
Mais de 66% dos brasileiros dormem mal, de acordo com estudo feito pela revista Sleep Epidemiology. E neste dado, as mulheres são as que tem uma pior noite de sono.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a médica especialista em Medicina do Sono e presidente da Associação Brasileira de Sono(Regional ES), Jessica Polese, este é um fator que vem sendo percebido há algum tempo.
“Na pesquisa constataram que as mulheres têm um sono 10% pior do que o dos homens. Ouso dizer que é até maior, dado a quantidade de pacientes que atendemos”, explica a médica. “As mulheres têm uma noite de sono pior do que a dos homens, por vários motivos biológicos, sociais, emocionais como terem tripla jornada, como trabalhar fora, cuidar de filhos, cuidar da casa, atenção ao cônjuge”, destaca.
Além disso, tem a parte hormonal que afeta em cheio as mulheres. “Seja durante o período menstrual, gravidez, menopausa, a mulher sofre também com estas alterações que podem afetar o sono”, explica Jessica. “Nesta parte hormonal podemos ressaltar dores no corpo, mudanças de humor, ansiedade, aumento de temperatura do corpo, sensibilidade mamária, são tantas mudanças que só as mulheres vivem, que podem causar sim, os distúrbios do sono”, ressalta a médica.
Jessica também alerta para o pós Covid ou Covid Crônico. Os sintomas variam da ordem psiconeurológica a sintomas físicos incapacitantes causando enorme sofrimento físico e mental. “As queixas de ansiedade, pânico e sintomas depressivos são ainda piores em quem precisou de internação ou passou por quadros mais graves”, relata Jessica.
Os dados desta pesquisa foram coletados poucos dias após a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar a pandemia de Covid-19, em 2020, e contou com a participação de 2.635 voluntários, todos maiores de idade.
Boa noite de sono
Para uma boa noite de sono, Jessica indica uma rotina antes de dormir. “É preciso relaxar, deixar o ambiente na penumbra, ouvir uma música, tomar um chá, deixar celulares, tablets e tevê longe na hora de dormir”, explica.
Já a farmacêutica Raigna Vasconcelos sugere a utilização de suplementos para melhorar a noite de sono. Entre eles, o Sleep, feito de melatonina, magnésio, maracujá, vitamina b3 e b6 que são componentes fundamentais para regular o sono e também, o Ultrabem, que além de auxiliar no sono, é indicado para o bem-estar em geral. “Ele auxilia na capacidade do corpo em produzir hormônios e substâncias que regulam a qualidade do sono e contém nutrientes que auxiliam nas reações químicas do nosso organismo”, explica a farmacêutica.
