fbpx

Bem-estar

Mulheres desenvolvem lesão pulmonar após micropigmentação

Técnica de micropigmentação é uma espécie de tatuagem, que consiste em aplicar uma titura especial nas camadas profundas da pele

Publicado

em

Técnica de micropigmentação é semelhante a tatuagem. Foto: Freepik

Técnica de micropigmentação é semelhante a tatuagem. Foto: Freepik

Duas mulheres tiveram os pulmões e os linfonodos lesionados após realizarem um procedimento estético de micropigmentação nas sobrancelhas. Esses são os dois primeiros casos relatados relacionados a sarcoidose sistêmica devido a micropigmentação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A sarcoidose é uma doença inflamatória que causa a formação de pequenas lesões em órgãos e tecidos. Na sarcoidose sistêmica, o pulmão tende a ser o mais afetado, tendo o tecido endurecido e gerando uma dificuldade de respiração. Pode ser causada por diversos fatores, desde o contato com pesticidas até mofos e bolores.

A técnica de micropigmentação é uma espécie de tatuagem, que consiste em aplicar uma titura especial nas camadas profundas da pele, para dar um aspecto de sobrancelha “mais cheia”.

> “Ozempic dos ricos”: remédio para emagrecer é sucesso entre famosos

A história foi detalhada no início de abril no Journal of Medical Case Reports. As duas mulheres tiveram placas vermelhas na região onde o procedimento foi realizado, indicando uma inflamação. Em um dos casos, o diagnóstico veio após seis anos do procedimento.

Em ambos os casos, as pacientes foram tratadas com corticoide. Uma delas deve uma melhora após 40 semanas de uso do remédio, enquanto a outra precisou tomar remédios por dois anos para recuperar o pulmão.

Para os médicos, os casos revelam que a tintura utilizada na técnica de micropigmentação podem acabar estimulando respostas inflamatórias que levam à doença. Esse tipo de lesão é considerada rara, porém é importante que os esteticistas informem os pacientes dos riscos e orientem que consultem um dermatologista.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui