Bem-estar
Homem se intoxica após seguir dieta indicada pelo ChatGPT
Caso raro alerta para riscos de bromismo e uso de Inteligência Artificial em saúde

Homem tentou seguir dieta feita pelo ChatGPT. Foto: Matheus Bertelli/Pexels
Um homem de 60 anos precisou ser hospitalizado após desenvolver uma doença rara ao seguir orientações de dieta indicadas pelo ChatGPT. O caso ocorreu nos Estados Unidos e foi publicado no periódico científico “Annals of Internal Medicine” na última semana.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O paciente apresentou bromismo, uma intoxicação causada pelo consumo excessivo de brometos. Embora rara hoje, a condição chegou a representar até 8% das internações psiquiátricas no início do século 20. No caso do homem, o nível de brometo no sangue foi de 1700 mg/L, muito acima da referência de 0,9 a 7,3 mg/L.
O paciente apresentou crises de paranoia, acreditando que o vizinho tentava envenená-lo. Inicialmente, os médicos suspeitaram de transtorno psiquiátrico, mas exames laboratoriais mostraram hipocloremia e anion gap negativo, sinais típicos de bromismo.
Depois de três semanas de internação, recebendo minerais e vitaminas, os níveis do organismo se normalizaram. Ele explicou aos médicos que havia lido sobre efeitos negativos do cloreto de sódio e, seguindo a orientação do ChatGPT, substituiu o sal por brometo por três meses. Essa substituição resultou na intoxicação. Depois de três semanas de internação, os níveis do organismo se normalizaram.
Além disso, o homem seguia múltiplas restrições alimentares e consumia água destilada em casa. Durante a internação, os médicos identificaram deficiências de vitaminas C, B12, folato e fósforo, além de sintomas físicos como acne facial, angiomas em cereja, fadiga, insônia, ataxia leve e sede excessiva.
“Este caso também destaca como o uso da inteligência artificial pode contribuir para o desenvolvimento de doenças evitáveis e resultados adversos para a saúde”, escreveram os autores Dra. Audrey Eichenberger, Stephen Thielke e Adam Van Buskirk.
