Bem-estar
Glaucoma: médico alerta sobre a importância da prevenção
Prevenir e tratar o glaucoma, que acomete principalmente pessoas com mais de 40 anos, é fundamental para evitar perdas visuais e a cegueira
No dia 26 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença ocular que afeta cerca de 60 milhões de pessoas no mundo e é a principal causa de cegueira irreversível, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o oftalmologista da MedSênior, Fabiano Cade, prevenir e tratar a doença, que acomete principalmente pessoas com mais de 40 anos, é fundamental para evitar perdas visuais e a cegueira.
“Para prevenir o glaucoma, é preciso manter as consultas ao oftalmologista em dia. Recomendamos, pelo menos, uma vez por ano, principalmente em pacientes idosos, pois em suas fases iniciais trata-se de uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas evidentes”, diz.
> Especialistas alertam: hipertensão arterial também afeta crianças
O especialista explica que a doença, cada vez mais comum na população idosa, ocorre, principalmente, devido ao excesso de pressão ocular, que pode ser potencializado por fatores como o diabetes, a hipertensão e o uso de remédios com cortisona.
“Por se tratar de uma doença crônica e sem cura, o glaucoma pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que controlam a pressão intraocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão”, esclarece.
DIAGNÓSTICO DE GLAUCOMA
O oftalmologista reforça que diagnóstico tardio, bem como a falta de acompanhamento médico, são determinantes nos casos de evolução da doença para uma cegueira irreversível.
“Ao afetar o olho, o glaucoma vai causando danos progressivos aos nervos ópticos até levar o paciente a cegueira. Infelizmente, muitos pacientes só procuram o oftalmologista quando a visão já está seriamente comprometida pelo glaucoma”, afirma.
Por isso, a prevenção é o melhor caminho. Afinal, é através dos exames oftalmológicos de rotina que é possível detectar a doença em seus estágios iniciais, antes que um dano irreversível acometa a visão.
“Todo paciente deve ir ao oftalmologista uma vez ao ano. O médico vai indicar qual a frequência ideal para que o ele retorne à consulta e quais os exames de rotina devem ser feitos, de acordo com o seu caso”, afirma Fabiano.
O médico esclarece que outro ponto de atenção é com o histórico familiar. “O glaucoma tende a ocorrer em pessoas que possuem histórico de familiares com a doença. Nestes casos, a busca por um oftalmologista é ainda mais importante, para um acompanhamento médico desde cedo”, aconselha.
Focada na medicina preventiva para as pessoas idosas, a MedSênior tem investido na ampliação de uma rede própria de oftalmologia que inclui clínicas, centro cirúrgico e centro de diagnóstico avançado em todos os estados em que atua. Toda a rede pode ser consultada no site: https://www.medsenior.com.br/servicos-proprios.
“Acreditamos na prevenção como o melhor caminho para promoção da saúde da pessoa idosa. Por isso, não medimos esforços para continuar entregando centros de referência, com tecnologia avançada para diagnóstico e tratamento de nossos clientes“, afirma Maely Coelho, presidente da MedSênior.
Fique atento a alguns sinais que podem indicar o surgimento do Glaucoma:
– Perda gradual da visão lateral; ou seja, diminuição da capacidade de visão periférica do olho;
– Dor forte e súbita em um dos olhos
– Visão embaçada
– Olhos vermelhos e/ou inchados;
– Dores na testa;
– Lacrimação;
– Muita sensibilidade à luz
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui