Bem-estar
Estudos mostram os riscos de uma casa desorganizada para a saúde
Objetos espalhados pela casa, pia com louças para lavar, roupas amontoadas pelos cantos e acúmulo de lixo, promovem o caos no ambiente

Desorganização traz caos e estresse para a família. Foto: Divulgação
Segundo um estudo conduzido pelo Journal of Environmental Psychology, que envolveu uma amostra de 1.400 indivíduos com uma idade média de 54 anos, constatou-se que a desordem em ambientes interfere significativamente no bem-estar e na qualidade de vida dos habitantes de uma residência.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Já uma pesquisa realizada pelo Instituto de Neurociência da Universidade Princeton destacou que a desorganização em um lar está associada ao aumento do nível de estresse e à indução da exaustão.
A presença de desordem compromete a capacidade de concentração, focalização e processamento de informações, o que consequentemente obriga as pessoas a despenderem mais energia e esforço na execução de suas tarefas cotidianas.
O fundador da Mary Help, empresa intermediadora de profissionais para os mais variados serviços domésticos, José Roberto Campanelli, diz que objetos espalhados pela casa, pia com louças para lavar, roupas amontoadas pelos cantos e acúmulo de lixo, promovem o caos no ambiente.
Esse caos acaba refletindo na saúde mental dos moradores da casa que ficam estressados pela bagunça em que estão vivendo. Por isso, é importante que sempre haja uma limpeza, nem que seja uma pequena organização para manter a casa e os moradores saudáveis.
Mas, por onde começar? Para promover um ambiente mais harmônico, considere as seguintes dicas de Campanelli.
- Desapegue: Avalie os objetos, considere se foram utilizados nos últimos meses e se realmente são úteis. Caso contrário, doe ou descarte. Essa prática ajuda a reduzir o acúmulo de itens desnecessários.
- Cada coisa no seu lugar: Organize objetos por categorias, como livros, cosméticos, roupas e sapatos. Utilize caixas organizadoras e etiquetas para facilitar a identificação e evitar a desordem.
- Ligue o som: Enquanto organiza, coloque uma música alegre. A música pode tornar a tarefa agradável e incentivar a continuidade da organização.
- Crie hábitos: Mantenha a rotina de guardar os itens em seus devidos lugares. Reserve um tempo diário para recolocar sapatos, roupas e objetos em ordem, evitando que a desorganização ocorra novamente.
- Pequenos passos: Não se sinta pressionado a organizar tudo de uma vez. Divida a tarefa focando em um cômodo por vez. Isso tornará o processo mais fácil e menos desgastante.
