fbpx

Dia a dia

Morro do Moreno: sem apoio de empresa, garis levam lixo nas costas

A cena tem chamado a atenção de frequentadores e turistas que visitam o Morro do Moreno, um dos cartões-postais do Espírito Santo

Publicado

em

Garis sobem e descem a pé, recolhendo lixo no Morro do Moreno, em Vila Velha

Garis sobem e descem a pé, recolhendo lixo no Morro do Moreno, em Vila Velha. Foto: Reprodução

Diariamente, catadores de resíduos percorrem a pé um trajeto que leva à altitude de 184 metros – uma distância aproximada de 2,6 quilômetros de ida e volta – para fazer a limpeza do Morro do Moreno, em Vila Velha. A cena tem chamado a atenção de frequentadores e turistas que visitam esse que é um dos cartões-postais do Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Tem gente que tem dificuldade para subir a pé. Agora, imagine eles, que estão trabalhando. Eu canso de vê-los subir, realizar todo o serviço lá em cima e descer com sacolas de lixo nas mãos ou apoiadas em cabos de vassouras. E o carro fica esperando lá embaixo. Eu não entendo, porque eu vejo outras prestadoras de serviços subir com carro”, comentou uma frequentadora da área, que não quis se identificar.

Serviço é terceirizado

Os garis são contratados de uma empresa, a Localix Soluções Ambientais, prestadora de serviços para a prefeitura de Vila Velha. Pelas informações prestadas pela administração municipal, a empresa está descumprindo normas contratuais. A Localix Soluções Ambientais foi procurada pela reportagem, mas não quis se manifestar sobre o assunto.

> Festival de imprudências com patinetes em Vila Velha

Segundo a prefeitura, os garis que atuam em locais de difícil acesso, como morros e áreas mais altas, precisam ser apoiados por veículos, como picapes. Os carros devem chegar até onde for possível. Os garis recolhem o lixo e levam para locais onde os carros conseguem recolhê-lo. A administração municipal ressaltou ainda que essa atividade é contratual e fiscalizada.

No entanto, a frequentadora, que também é moradora de Vila Velha, sobe diariamente o Morro do Moreno e afirma que o serviço é feito sem nenhum tipo de apoio. A picape fica na entrada do morro esperando os garis descerem com o lixo em sacolas. Outra cena que despertou indignação foi o estado de conservação das lixeiras. Muitas estão quebradas e depredadas.

> Casamento gratuito: ainda dá tempo de se inscrever na Serra

Providência no Morro do Moreno

A Secretaria de Serviços Urbanos informa que enviará uma equipe técnica ao local, juntamente da empresa prestadora de serviço, com intuito de implantar melhorias no serviço dos trabalhadores. Quanto às lixeiras, a prefeitura afirmou que está substituindo gradualmente o modelo antigo, de plástico, pelo atual modelo, de aço galvanizado, mais resistente e tem maior capacidade de armazenamento.

Lixeira no Morro do Moreno, em Vila Velha

Lixeira no Morro do Moreno, em Vila Velha. Foto: Divulgação


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui