fbpx

Bem-estar

Estudo revela qual é o vegetal mais saudável e benéfico para consumir

Foram analisadas 47 verduras e frutas de acordo com os nutrientes necessários para uma vida saudável até chegar no resultado

Publicado

em

Alimentação saudável. Foto: Freepik

Ter uma dieta desequilibrada ou não consumir diariamente os elementos nutricionais básicos e essenciais pode ter um sério impacto na saúde. Anemia, excesso de peso, problemas digestivos e falta de energia são apenas algumas das consequências que podem ocorrer se não se alimentar adequadamente.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Sem dúvida, seguir um plano alimentar que priorize alimentos naturais, orgânicos, ricos em vitaminas e minerais é a melhor forma de proteger o organismo contra a fraqueza e, portanto, contra doenças ou problemas crônicos que podem ser evitados.

Uma pesquisa do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) concluiu que, após uma análise diversificada de vegetais e frutas, o agrião se mostrou o vegetal mais saudável para se consumir.

Ele é considerado pelos pesquisadores como “perfeito” devido ao seu perfil nutricional poderoso: apresenta uma alta concentração de vitaminas e minerais essenciais para o organismo, como cálcio, potássio, vitamina A, C e E, entre outros.

> Chás auxiliam na melhoria da qualidade do sono. Entenda

O agrião é um vegetal crucífero como brócolis, couve-flor, repolho, nabo e couve de Bruxelas, bem como couve e folhas de mostarda. É caracterizado por ser uma hortaliça que cresce em pântanos e cursos de água e um dos primeiros alimentos consumidos pelo ser humano.

No que diz respeito às variáveis consideradas pelos pesquisadores, eles elaboraram uma lista dos alimentos naturais mais completos nutricionalmente e, para isso, determinaram quais substâncias todo ser humano deveria ingerir diariamente e em que proporção.

Para criar o ranking final, foram analisadas até 47 verduras e frutas, e como resultado, o agrião obteve a pontuação máxima, 100 em 100, seguido do repolho chinês, com 91,99 em 100, e da acelga suíça, com 87,27 em 100.

Isso significa que a quantidade necessária de agrião para obter 100 calorias também fornece 100% da ingestão diária recomendada de todos os nutrientes avaliados pelos pesquisadores.

De acordo com as tabelas nutricionais, é um dos vegetais que mais contém vitamina C – superando a laranja e outros cítricos – e também é evidente que 100 gramas de agrião contêm 3 mg de ferro, quantidade que supera o conteúdo de 100 gramas de carne, o que o torna um alimento ideal para combater a anemia.

> Quase 99% dos ultraprocessados têm ingredientes nocivos

“Nutricionalmente, o agrião é entendido como um vegetal que fornece principalmente fibras, proteínas e carboidratos. Além disso, se destaca por ter uma boa quantidade de cálcio, vitamina C e antioxidantes como betacarotenos e potássio”, explica a nutricionista Valentina Martínez.

No entanto, apesar de suas características nutricionais, o agrião é um vegetal muito versátil, pois pode ser consumido de várias maneiras. Os amantes da culinária sugerem que os brotos mais tenros e suaves de agrião podem ser consumidos crus em saladas, sanduíches ou como tempero em outros pratos, como risotos ou sopas. ”

Para a especialista, uma boa maneira de consumi-lo é com queijos, pois aumenta a quantidade de cálcio do prato e o torna mais funcional. “No entanto, também pode ser consumido cozido e ainda assim fornece uma grande quantidade de fibras e antioxidantes”, revela a nutricionista.

Benefícios do agrião

É um fortalecedor ósseo pela quantidade de vitamina K que possui. O consumo de aproximadamente 200 gramas de agrião por dia ajudaria uma pessoa a atender às suas necessidades diárias de vitamina K. Como resultado desse consumo, melhora a saúde óssea, a absorção de cálcio pelo corpo e reduz a quantidade de cálcio que uma pessoa excreta na urina.

Tem um poder antioxidante que protege as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento precoce. O agrião supera os outros vegetais analisados no estudo em termos de quantidade total de fenóis e capacidade de neutralizar os radicais livres.

> Colesterol alto está relacionado a doença do coração que mais mata

Melhora a visão. “A luteína e a zeaxantina são antioxidantes encontrados no pigmento de vegetais de folhas verdes e outros alimentos de cores intensas. São essenciais para proteger a mácula – a área dos olhos responsável pela visão central e mais detalhada”, afirma a Academia Americana de Oftalmologia.

Quanto a possíveis contraindicações, Martínez observa que, em geral, todas as pessoas podem consumir agrião, desde que seja adequadamente lavado. “Devem evitar o consumo aqueles que estão tomando anticoagulantes, pois o agrião fornece vitamina K, que pode interferir nos processos de coagulação”, acrescenta.

Por fim, ela enfatiza que não é necessário consumir um alimento específico todos os dias, mas sim ter uma dieta equilibrada, e se adicionarmos alimentos como o agrião à nossa dieta semanalmente, estaremos fornecendo nutrientes essenciais ao nosso organismo.

*Com informações La Nacion.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui