Bem-estar
Estudantes criam boné e garrafa de água automatizados para refrescar corredores
Essa invenção vai ser apresentada no próximo sábado (25), durante o UCL Interdisciplinar, um dia inteiro de atividades, com mostra de invenções e trabalhos acadêmicos

Estudantes criam boné e garrafa de água automatizados para refrescar corredores. Foto: Divulgação
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Neste calorão, os adeptos da corrida estão suando muito, literalmente, para manter o exercício em dia. Bom seria se eles tivessem um equipamento para refrescá-los durante o percurso. Foi esse pensamento que fez os alunos da Faculdade UCL, em Manguinhos, na Serra, criarem um boné que, conectado a uma garrafa automatizada, esguicha água no usuário.
Essa invenção vai ser apresentada no próximo sábado (25), durante o UCL Interdisciplinar, um dia inteiro de atividades, com mostra de invenções e trabalhos acadêmicos, torneio de games, feira de adoção de animais e um processo seletivo diferenciado e inovador para os candidatos a ingressar na faculdade.
A professora Zirlene Effgen, da comissão organizadora do evento, adiantou como funciona o boné desenvolvido por estudantes do segundo período de cursos de engenharia e informática.
> Como manter as crianças hidratadas nos dias de calor intenso?
“O boné possui um sensor que, quando detecta o aumento da temperatura corporal do usuário, aciona a bomba de água. Além disso, esse dispositivo se comunica com o celular. Por GPS, é possível saber onde o atleta está correndo e qual ê a temperatura dele em cada ponto do trajeto”, explicou.
Outro projeto que será exposto no evento consiste no reaproveitamento de ACM, um resíduo de alumínio e polietileno proveniente da construção civil que, atualmente, é descartado em aterros sanitários, por não haver uma forma de reciclá-los.
“Muitos estudos são realizados, buscando reinserir resíduos da construção civil no processo produtivo, a fim de dar a eles uma destinação ambientalmente adequada e, ao mesmo tempo, reduzir a quantidade de matéria-prima extraída do meio ambiente. Na UCL, estamos testando o reúso do ACM, através do corte das placas e da transformação delas em pastilhas para revestimento decorativo”, explicou a professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aline Sauer.
> 5 dicas para sobreviver aos dias de calor intenso sem prejudicar a saúde
Quem quiser conhecer esses e outros projetos pode ir até a Faculdade UCL no próximo sábado, das 9h às 17 horas. O evento é aberto ao público e tem como objetivo envolver estudantes e comunidade em geral nos processos de educação e inovação desenvolvidos pela instituição de ensino.
“Nos projetos interdisciplinares, mais do que testar as habilidades dos nossos alunos e aguçar neles o potencial inovador e empreendedor, propomos desafios que possam resultar em soluções efetivas para melhorar o dia a dia das pessoas e das comunidades. São ideias que podem ser abraçadas por empresas e pelo poder público, com foco em inovação e desenvolvimento, com sustentabilidade.”, comentou o diretor da UCL, Paulo Vitor Bruno Onezorge.
