fbpx

Bem-estar

Entenda como o calor pode desencadear crises alérgicas

As altas temperaturas favorecem a desidratação e causam aumento dos mediadores inflamatórios no corpo humano, agravando as crises alérgicas

Publicado

em

Uma mulher de cabelo cacheando assoando o nariz durante as crises alérgicas

Crises alérgicas. Foto: Freepik

Dias muito quentes, exigem um cuidado a mais com a saúde. É preciso aumentar o consumo de água, proteger a pele e ficar atento aos sinais do corpo. Mas para os que possuem algum tipo de alergia, a atenção precisa ser redobrada.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A médica Amanda Libanio, alergista da Samp, explica como temperaturas muito elevadas podem desencadear crises alérgicas: “O calor afeta a saúde humana em vários aspectos, inclusive agravando doenças alérgicas como asma, rinite e dermatite atópica. As altas temperaturas favorecem a desidratação e causam aumento dos mediadores inflamatórios no corpo humano, agravando as doenças alérgicas principalmente em crianças, idosos, gestantes, obesos e portadores de doenças crônicas”.

AR-CONDICIONADO OU VENTILADOR?

Seja no trabalho ou em casa, dias quentes exigem uma “forcinha extra” para suportar o calor. Para quem fica na dúvida sobre qual a melhor opção na hora de refrescar o ambiente, a alergista da Samp esclarece que o ar-condicionado é a melhor opção. “Mas é preciso ficar atento a limpeza e evitar temperaturas muito frias”, alerta Amanda.

O cuidado com a temperatura do ar-condicionado é importante porque a oscilação entre ambientes muito frios e o calor da rua também pode provocar crises alérgicas.

> Noripurum EV: remédio para anemia está em falta nas farmácias do ES

“Em situações de mudanças bruscas de temperatura pode ocorrer comprometimento do bom funcionamento dos mecanismos de defesa como, por exemplo, o batimento ciliar das células que revestem o aparelho respiratório, e isso pode ocasionar alergias e doenças respiratórias”, esclarece.

DICAS GERAIS PARA OS DIAS MUITO QUENTES:

• Mantenha uma boa hidratação. Aumente a ingestão de água, sucos e chás;
• Alimentação saudável e leve, rica em frutas, legumes e verduras;
• Alguns alimentos podem complementar a hidratação, como as frutas ricas em água: melancia, melão, ameixa, abacaxi, morango e laranja.
• Menos sal. O consumo excessivo de sal pode levar à retenção de líquidos e picos de pressão arterial, o que pode ser prejudicial especialmente para pessoas com problemas cardíacos;
• Escolha usar roupas leves, de tecidos naturais;
• Evite exposição ao sol e prática de exercícios nos períodos mais quentes do dia


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui