fbpx

Bem-estar

Dia da Gratidão: veja 3 exercícios para desenvolver esse hábito

Cada um tem em si motivos para ser grato, é só saber olhar com carinho para sua história e seus sentimentos

Publicado

em

Gratidão. Foto: FreePik

Gratidão. Foto: FreePik

O Dia da Gratidão é comemorado todo dia 6 de janeiro no Brasil. É dia de expressar e de sentir gratidão pela vida, e, em tempos de pandemia do coronavírus, o simples fato de estar vivo. Cada um tem em si motivos para ser grato, é só saber olhar com carinho para sua história e seus sentimentos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

São muitos os benefícios da gratidão para a saúde de quem a pratica. Cultivar esse sentimento nos ajuda a melhorar o bem-estar emocional e a regular o estresse. Fatores esses que auxiliam nos relacionamentos interpessoais e na capacidade de resolver conflitos e/ou problemas.

Para o psicólogo Alexandre Brito, praticar o exercício da gratidão e nutrir esse sentimento são atitudes que fortalecem, geram bem-estar, ativam as melhores substâncias responsáveis pelo contentamento no cérebro.

“A gratidão também faz com que você volte o olhar para o que há de bom – seja ao seu redor ou em você -, além de promover a compreensão que cada pessoa, acontecimento e emoção foram, e ainda são, fundamentais para o seu crescimento pessoal. Logo, você espanta reclamações desnecessárias”, ressaltou o psicólogo.

A gratidão é um sentimento que pode ser praticado e desenvolvido todos os dias. Cultivar essa sensibilidade é uma tarefa muito mais simples do que muitos imaginam. Mas com todo o estresse, decepções e ansiedade do dia a dia, você pode se perguntar: “como posso ser mais grato no meu dia a dia?”.

Para a estudiosa da Ciência da Felicidade, Andressa Missio, o Dia da Gratidão é um convite para você se livrar desse hábito de reclamar que somente agride a sua saúde mental. E com exercícios simples, que ajudam enxergar beleza em pequenas situações ou coisas ao longo do dia, te ajuda a fugir do piloto automático e ser mais feliz.

“É tão simples, que em um dia difícil, por exemplo, você pode ao menos ser grato por ter acabado. E tem a gratidão ativa, aquela em que você é grato por ações que você mesmo realizou, seja um trabalho bem sucedido ou uma batalha conquistada, até mesmo um sorriso que você deu para alguém na rua”, comenta Andressa.

Alexandre Brito lembra que outra forma de estimular dentro de nós a gratidão é passar a usar o simples “obrigado” ou “obrigada” com mais sinceridade e enxergando a importância na palavra. Faz diferença. Que sentido emitimos ao agradecer alguém dizendo obrigado? Pode fazer sentido apenas se algo ou alguém obrigou, de fato, aquela pessoa a realizar determinada ação por você.

“Também tem a gratidão para com o outro, que não é uma forma de pagamento. Você precisa desenvolver hábitos generosos e humildade para reconhecer a importância do outro em muitos momentos de sua vida. Essa é uma condição essencial da gratidão”, frisa o psicólogo.

A prática de agradecer pelas coisas, pessoas e acontecimentos da vida ativa as áreas do cérebro ligadas ao prazer e ao afeto. Para você se conectar com a gratidão, Andressa listou três exercícios que vão despertar em você o hábito de ser grato diariamente.

EXERCÍCIOS DE GRATIDÃO

Caderno da Gratidão

O caderno da gratidão é um espaço onde você vai listar acontecimentos/situações/momentos em sua vida que você é grato naquele dia. É uma forma de você afirmar seus pensamentos de gratidão e te mostrar que pequenas coisas podem ser motivos para ser grato.

Dicas: o ideal é deixar o caderno ao lado da cabeceira da sua cama e fazer a lista antes de dormir. Quando você escreve à noite, você dorme com a sensação de que viveu situações boas no seu dia, o que auxilia o seu sono. Os motivos de gratidão podem ser diversos, desde que você enxergue neles motivos para ser grato, até mesmo um abraço dado em uma pessoa querida ou uma flor encontrada no chão.

Pote da Gratidão

Esse exercício pode ser feito com toda a família e não precisa ser feito diariamente. Quem quiser participar, vai escrever no papelzinho a data, a hora, o motivo por ser grato e o sentimento despertado. O fato de descrever com detalhes o motivo e o sentimento, faz com que a gratidão dure por mais tempo. Quando o pote estiver cheio, a família ou a pessoa que fez pode abrir e ler os papéis para relembrar os sentimentos bons.

Três Bênçãos

Em um caderno, serão escritas três bênçãos ou motivos por ser grato por momentos/situações que aconteceram no dia. Caso o exercício seja feito em família, pode haver uma discussão para elencar as três principais bênçãos.