Bem-estar
Conheça a causa do estresse, mal que afeta 90% das pessoas
Adotar alguns hábitos ajuda na organização da rotina e mudança de posturas sabotadoras

Cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse. Foto: @pch.vector/Freepik
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse. E, no Brasil, a preocupação também é grande. Segundo um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), já somos o segundo país do mundo com o maior nível de estresse, e, segundo especialistas, o maior causador de estresse é a falta de planejamento para a execução das tarefas cotidianas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo Geanes Goularte, escritora e mentora de mulheres, responder algumas perguntinhas básicas nos ajuda a entender se estamos ou não com problemas de organização, e por conta disso, aumentando o nosso nível de estresse.
“Para começar, já responda mentalmente se você está satisfeito com a sua vida. Sente-se realizado no seu casamento, no trabalho e na vida espiritual? Consegue separar as coisas, sem deixar os problemas de uma área interferirem em outras? Essas são algumas perguntas que, dependendo das respostas, já indicam e é necessário desenvolver algumas áreas e gerenciar o estresse”, afirmou.
Geanes disse também que é importante as pessoas conhecerem detalhes sobre as suas rotinas, e, para isso, existe uma ferramenta de programação neolinguística, chamada Roda da Vida, que ajuda a identificar para onde está indo a sua energia e, a partir daí, é possível canalizá-la de maneira correta. “Isso muda tudo. Muda a forma como cada um gerencia o seu tempo, e assim, reduz drasticamente o nível de estresse, ganhando qualidade de vida”, explica Geanes.
Os estudos são claros e indicam que de nada adianta estar com uma área da vida organizada e a outra, esquecida. O sentimento de realização acontece quando todas as áreas estão orquestradas. Isso acontece porque a nossa vida funciona como uma empresa com áreas e setores interligados. Quando um deles não funciona bem, isso compromete todo o resto. “Só conseguimos ajustar as áreas quando temos consciência sobre o que precisa ser mudado ou necessita de atenção especial. Por este motivo falo da importância da ‘Roda da Vida’, uma ferramenta que ajuda a realizar essa avaliação pessoal”, sugeriu Geanes.
