Bem-estar
Confira os exercícios físicos que mais queimam calorias e emagrecem
Modalidades como circuito funcional, spinning e pump se destacam pelo alto gasto calórico e benefícios à saúde
Após os excessos alimentares típicos da ceia de Natal e das confraternizações de fim de ano, as academias ficam lotadas, e a busca por exercícios que combinam alto gasto calórico com benefícios à saúde se intensifica. Manter uma rotina regular de prática física, aliada a outros hábitos saudáveis, é essencial para quem deseja emagrecer e melhorar o condicionamento físico nessa época do ano.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A professora de Educação Física Bárbara Gomes, coordenadora da Academia Razões do Corpo, afirma que a adesão ao exercício físico está diretamente ligada ao prazer em praticá-lo. “Encontrar satisfação é essencial para que isso se torne um hábito, e não uma obrigação. Quanto mais você gosta do que está fazendo, maior a chance de persistir, alcançar resultados visíveis e atingir seus objetivos a longo prazo”, defende.
Confira algumas modalidades que promovem maior gasto calórico e que podem fazer parte do seu planejamento:
Pump
Ideal para quem busca resultados em menos tempo, o body pump é uma modalidade que combina musculação com ginástica, criada na Nova Zelândia na década de 1990. É ótima opção para quem deseja perder peso, aumentar a resistência física e tonificar a musculatura em uma única aula.
Circuito funcional
O treinamento funcional em circuito é uma das maiores tendências no universo fitness. Baseado nos movimentos fundamentais do corpo humano, como puxar, empurrar, lançar e girar, ele aparenta ser simples. No entanto, com o auxílio de equipamentos e acessórios, é possível ajustar o nível de dificuldade dos exercícios, promovendo um alto gasto calórico e contribuindo significativamente para o emagrecimento.
Spinning
Uma aula de bicicleta com cerca de uma hora de duração pode transformar o seu estilo de vida em poucas semanas. Entre os primeiros resultados percebidos estão a redução do inchaço causado por má circulação, o bem-estar e a perda de peso. Os benefícios incluem ainda a redução das indesejadas celulites, a tonificação e o fortalecimento das pernas e a diminuição da gordura localizada.
Como otimizar o treino
Combinar mais de um exercício é fundamental para o otimizar o alcance de um corpo saudável e funcional. Atividades de força, como musculação e pilates, são indispensáveis para o fortalecimento de músculos e articulações. “Isso não apenas melhora a capacidade física, mas também oferece outros ‘efeitos colaterais’, como manter uma taxa metabólica saudável, favorecer o controle de peso e a composição corporal, facilitando a prática de outras modalidades paralelamente”, aponta Bárbara Gomes.
Exercícios que desenvolvem flexibilidade e mobilidade, como alongamentos, são igualmente importantes, por aumentar a amplitude de movimento das articulações e ajudar a prevenir lesões, permitindo um desempenho mais eficiente nas atividades do dia a dia.
Além disso, treinos voltados para o equilíbrio, como pilates e movimentos com pesos livres, são essenciais para estabilizar o centro de massa corporal, promovendo maior segurança e reduzindo o risco de quedas, especialmente com o avanço da idade.
Bárbara afirma que, ao combinar essas modalidades, é possível construir uma rotina equilibrada e altamente benéfica para a saúde. “No entanto, é imprescindível contar com orientação médica para identificar eventuais limitações. Além disso, qualquer sinal de desconforto exige a suspensão imediata da prática”, conclui.