fbpx

Bem-estar

Brasileiros têm deficiência de vitamina D até no verão, diz estudo

Peixes, leite e derivados, cereais e ovo combinados com exposição ao sol auxiliam no aumento da vitamina D

Publicado

em

Vitamina D é ativada a partir da exposição ao sol. Foto: Reprodução

De acordo com um estudo feito pela Fiocruz, brasileiros apresentam deficiência de vitamina D durante o verão. Os resultados apontaram que no país, há uma alta prevalência de deficiência da vitamina nos meses mais quentes do ano, mesmo em indivíduos saudáveis.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Publicado Journal of the Endocrine Society, os resultados mostraram que cidades como São Paulo e Curitiba tem maior deficiência no período do inverno, em que o nível da vitamina D tende a cair cerca de 30%.

A vitamina D é uma das principais responsáveis por manter o funcionamento de rins, intestino, ossos e glândulas por meio das propriedades do cálcio. A exposição solar é a melhor forma de ativar a vitamina, dando maior proteção ao corpo. O baixo nível de vitamina D pode gerar problemas de fraqueza muscular e osteoporose.

> Uso de melatonina e canabidiol em crianças aumenta e pode matar

No resultado, foi considerado níveis insuficientes de vitamina D os doadores que apresentaram menor de 30 ng/mL e com deficiência aqueles que tiveram valores abaixo de 20 ng/mL. Enquanto a prevalência da deficiência foi de 15,3%, a insuficiência passou de 50%.

O índice de massa corporal (IMC) elevado e a latitude do local em que o indivíduo vive foram fatores significativos para os níveis de deficiência da vitamina. Enquanto a cor da pele, o uso de suplemento alimentício e exposição ao sol foram o que deixaram os níveis suficiente para a pesquisa.

Esses resultados mostram a importância do incentivo de atividades físicas ao ar livre, principalmente em locais com alta incidência solar ao longo do ano. Os dados da pesquisa foram adquiridos a partir de amostras sanguíneas de mais de mil doadores durante o verão, entre dezembro de 2020 e março de 2021. Registros do estilo de vida e medidas corporais também foram coletados para a análise.