BandNews FM
Golpe da maquininha: como proteger seu cartão no Carnaval
A advogada Suellen Mendes orienta sobre como se prevenir do golpe da maquininha de cartão durante o Carnaval
Carnaval é uma festa, mas se o folião não estiver atento, pode acabar em tristeza também. Se você usa seu cartão com frequência, aproximar ou inserir para pagar alguma compra pode ser uma ação natural, muitas vezes feita no “automático”. O golpe da maquininha é sutil e não tem um alvo específico.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os sistemas de pagamento são cada vez mais ágeis para facilitar nossa vida, mas também podem deixar brechas para fraudes. As mais comuns e preocupantes são:
> Guarda Municipal de VV ganha mais um recurso: uso do bafômetro
Roubo de pagamento por aproximação: criminosos têm aproveitado tumultos para aproximar maquininhas de mochilas ou bolsos, tentando ativar cartões que permitem pagamento sem senha.
Troca do cartão: em um momento de distração do cliente, o vendedor golpista observa a senha digitada e devolve um cartão diferente.
Maquininha com visor quebrado: um valor muito superior à sua compra pode ser inserido sem que você perceba.
Compra duplicada: vírus em máquinas de cartão duplicam transações sem que lojista ou cliente percebam, direcionadas à conta de uma quadrilha.
Bloqueio de pagamentos por aproximação: para induzir a operação com inserção do chip, que permite a aplicação de outros golpes.
> Já é Carnaval! Blocos de rua agitam o fim de semana capixaba
Na coluna “Consumo e Suas Garantias” desta sexta-feira (2), a advogada especialista em direito do consumidor Suellen Mendes orienta sobre como se prevenir do golpe da maquininha de cartão durante o Carnaval. Ouça a entrevista completa.
OUÇA
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui