fbpx

Olhar 360º

Vitória, Vila Velha e Cariacica possuem mais de 2,2 mil igrejas registradas

Publicado

em

A expansão da fé acontece em ritmo intenso em Vitória. Nos últimos 32 anos, o número de templos religiosos na capital aumentou em cerca de 5.055%. Passou de 18, em 1990, para 928 registrados até junho deste ano. O levantamento foi feito pela prefeitura com base nos dados do IPTU.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Essa transição deixa marcas concretas na paisagem capixaba, com grandes construções como a Igreja Universal do Reino de Deus, e locais de culto improvisados em garagens e salões na periferia. Cada uma a seu modo, os templos religiosos e casas de orações de diversas denominações parecem estar presentes em todos os lugares.

A tendência se acentuou entre os anos 2000, e mantém-se consistente. A explosão de templos religiosos se deu entre 2000 e 2012. Nesse período, o salto foi de 1221%. Quando a capital passou de 51 templos religiosos para 674, respectivamente.

Com as igrejas consideradas atividades essenciais durante a pandemia do coronavírus, celebrações puderam voltar a ser convocadas com a presença de fiéis, antes mesmo de outros setores. No entanto, mesmo com leis fiscais mais brandas e outras vantagens, o aumento do número de templos religiosos não foi expressivo nos últimos dois anos.

Vitória contabilizava 892 igrejas em 2020. Atualmente, há 928 opções para celebrar a fé na capital. Um aumento de 4% nos últimos dois anos.

No dia 13 de junho deste ano, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, sancionou a Lei Pastor Manoel Luiz Teixeira, que prevê que templos de qualquer culto serão isentos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), mesmo que o imóvel seja alugado.

A Prefeitura de Vitória alega que a imunidade tributária incidente sobre os templos de qualquer culto está instituída no artigo 150, inciso VI, alínea b, da Constituição Federal. Ainda no último dia 17 de fevereiro, o Congresso Nacional ampliou esse entendimento, promulgando a Emenda Constitucional 116, que prevê a não incidência do tributo também às entidades que sejam apenas locatárias do bem imóvel.

Grande Vitória

Com uma população de 383.917 pessoas, Cariacica têm um total de 845 igrejas. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Cariacica (Semdecit), há uma média de três igrejas abertas por mês neste ano.

Em Vila Velha, 48 igrejas foram abertas entre 2021 e junho de 2022. Atualmente 432 igrejas estão ativas no município no cadastro imobiliário.

A reportagem também entrou em contato com a Serra. No entanto, a prefeitura não respondeu ainda os dados do município.

RECEITA FEDERAL

De janeiro de 2010 a fevereiro deste ano, 67.951 entidades se registraram na Receita Federal sob a rubrica de “organizações religiosas ou filosóficas”, uma média de 25 por dia. Ao levar em conta apenas os grupos novos, que não são filiais daqueles já existentes, o número é de 20 por dia. O processo é simples: primeiro, obtém-se o registro em cartório, com a ata de fundação, o estatuto social e a composição da diretoria; depois, os dados são apresentados à Receita, para que o órgão conceda o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), item obrigatório para o funcionamento legal das instituições.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui