fbpx

Olhar 360º

Tecnologia de carro autônomo da Ufes é aplicada em avião e caminhão

O sistema da Iara, carro autônomo da Ufes, também foi adaptado para outros veículos, como avião e caminhão

Publicado

em

Caminhão com tecnologia Iara. Foto: Divulgação/Ufes

Lembra do carro que anda sozinho que virou meme após atropelar a apresentadora Ana Maria Braga? Oito anos depois do incidente, o carro autônomo desenvolvido pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) teve tecnologia aprimorada, deu a primeira volta na Ufes sozinho em 2014 e fez viagem sozinho de Vitória a Guarapari em 2017, percorrendo 74 km.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O sistema da Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), nome do carro autônomo da Ufes, também foi adaptado para outros veículos, como avião e caminhão. Após a ida a Guarapari, a Iara passou a figurar em 8º lugar no mundo em autonomia.

No caso do avião, a tecnologia foi utilizada pela Embraer, fabricante brasileira de aeronaves, para que o movimento do avião pela pista de testes antes do pouso ou depois da decolagem fosse feito de forma autônoma, percorrendo a pista sem interferência humana. Atualmente, os aviões possuem piloto automático durante o voo, mas a direção na pista nas operações de pouso e decolagem são feitas pelo piloto.

“O projeto de veículos Iara começou em 2009 com o intuito de entender como o cérebro humano funciona, seus comandos e ações. Pensamos em um carro porque quem conduz um veículo precisa entender o trânsito, o movimento dos veículos, os semáforos e ter atenção aos pedestres”, conta o coordenador do projeto, o professor Alberto Ferreira de Souza, do Departamento de Informática da Ufes.

Já o caminhão autônomo foi o projeto mais recente da equipe. No teste, realizado em janeiro deste ano, o caminhão percorreu grande parte do campus (aproximadamente 3,5 quilômetros) sem que um motorista o conduzisse, havendo somente a presença de um membro da pesquisa dentro do veículo, por razões de segurança.

O projeto do caminhão autônomo tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e da empresa Vale, que forneceu o automóvel. O veículo utilizado na pesquisa é um caminhão-pipa, que servirá para molhar áreas da empresa a fim de evitar a dispersão de material particulado no ar.

Como funciona a Iara

Usando sistemas computacionais, sensores e lasers, o veículo, sozinho, cria um mapa complexo para operar de forma autônoma, sem interferência humana. Ele é capaz de navegar, obedecer à sinalização e aos semáforos, desviar de obstáculos, como se imitasse o cérebro humano. E ao percorrer a área por onde vai passar ele cria seus próprios mapas e melhores percursos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui