fbpx

Últimas Notícias

Internações de pacientes não vacinados é seis vezes maior no ES

A análise foi feita com base em 826 solicitações de vagas registradas pela regulação de internações na última quinzena de setembro

Publicado

em

UTI no Hospital Estadual São José do Calçado. Foto: Hélio Filho/Secom

UTI no Hospital Estadual São José do Calçado. Foto: Hélio Filho/Secom

O número de internações de pacientes com covid-19 em UTIs no Espírito Santo é, proporcionalmente, seis vezes maior entre os não vacinados na comparação com o grupo de pessoas que tomaram ao menos uma dose de vacina contra o coronavírus. Os dados foram divulgados na última terça-feira (5) pelo secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No Twitter, o secretário detalhou que em um universo de 2.747.640 de pessoas vacinadas com ao menos uma dose de vacinas contra a covid-19, 481 foram internados em UTI, o que representa 0,018% do total. Já entre os 296.906 não vacinados, 345 precisaram de leitos de terapia intensiva, o que significa 0,116% do total. A análise foi feita com base em 826 solicitações de vagas registradas pela regulação de internações na última quinzena de setembro.

Proporcionalmente, o número de internações de casos graves entre os não vacinados é 6,64 vezes maior que entre os vacinados com ao menos uma dose. Segundo o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, sem as vacinas, é possível que o Espírito Santo estivesse vivendo uma quarta grande onda da pandemia neste momento.

“Esse percentual pressiona a rede hospitalar em quase metade das solicitações de leitos no Estado. Se não tivéssemos o avanço da vacinação, sem dúvidas, estaríamos vivendo uma quarta grande onda de casos, internações e óbitos. No entanto, não é aceitável em um contexto onde já temos vacinas disponíveis que a população não tenha uma adesão plena a esse instrumento de combate à pandemia que é extremamente seguro e eficaz”, disse Nésio.

Em números absolutos, 41% dos pacientes internados com covid-19 em UTIs dos hospitais capixabas não foram vacinados, enquanto 59% tomaram ao menos uma dose de algum imunizante.

O Painel Covid-19 mostra que até esta quarta-feira (6) há 352 pacientes em leitos de UTI. Se comparado a períodos anteriores, o dado representa uma alta nas internações em decorrência da doença.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui