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Consciência Negra: escolas municipais pautam racismo e representatividade
Em Vila Velha, foi lançado material pedagógico antirracista. Em Cariacica, atividade estimulou as crianças a reconhecerem personalidades negras
No mês da Consciência Negra, escolas da Grande Vitória estão trabalhando o tema da representatividade negra e da luta antirracista. Nesta sexta-feira (08), a Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha (Semed) lançou mais um material antirracista da rede municipal de ensino: “Doses de Letramento Racial”. Trata-se de um e-book que tem como objetivo facilitar o acesso de professores e das equipes pedagógicas a conteúdos e práticas que promovam a igualdade racial, a fim de valorizar as contribuições negro-afro-diaspóricas para a sociedade.
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Elaborado pela Coordenação de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (Ceafri), da Semed, o e-book foi desenvolvido com base na Portaria n°470/2024, que institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. O e-book será distribuído digitalmente para todas as 116 escolas municipais de Vila Velha.
Dados do Sistema de Gestão Escolar do município apontam que mais de 37 mil alunos se autodeclaram pretos ou pardos, representando número próximo a 70% das matrículas nas unidades de ensino da rede municipal de Vila Velha. Além de orientar as práticas pedagógicas, o lançamento do “Doses de Letramento Racial” destaca o protagonismo negro.
“Por muitos séculos, as escolas reproduziram a perspectiva eurocêntrica, que promoveu o apagamento das contribuições de povos africanos e afrodescendentes para o desenvolvimento social, cultural e científico. Valorizar a história e a cultura afro-brasileira é assegurar que os nossos estudantes possam se ver representados no currículo escolar, reconhecendo e fortalecendo sua identidade e ancestralidade”, afirma Flavia Costa Lima Dubberstein, coordenadora do núcleo Ceafri.
Cariacica
Já em Cariacica, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Rachel do Nascimento, em Flexal II, participaram de uma atividade que reforça a importância da igualdade racial desde a infância. A ação, idealizada pela professora e embaixadora do Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais no Espírito Santo (ProERER), Juliana Sampaio, usou o lúdico para ensinar sobre figuras negras de destaque, tanto do Brasil quanto do mundo, em áreas como educação, ciência, esportes e cultura.
A dinâmica escolhida foi um jogo da memória, onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer personalidades históricas e contemporâneas negras. Entre os nomes abordados estavam ícones como Gilberto Gil e Milton Nascimento, figuras marcantes da música e da cultura brasileira.
“Eu montei o jogo, coloquei dentro da caixa e fiz uma dinâmica de roda antes de eles jogarem. Eles tiravam às cegas cada personalidade. A partir do momento em que eles iam tirando, eu perguntava se eles conheciam, se já tinham visto. A maioria dessas respostas era não. Se a personalidade era um cantor tipo Gilberto Gil, por exemplo, eu falava sobre a trajetória dele e colocava uma música. Aí eles ouviam a obra do artista”, explica ela.
A atividade faz parte do 4º módulo da formação de embaixadores do Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais no Espírito Santo (ProERER), que visa a implementar práticas pedagógicas voltadas para a promoção da igualdade racial.
“Foi bem bacana porque deu para ver a surpresa deles em algumas vozes, tipo a do Milton Nascimento, por exemplo. Eu achei bem interessante essa dinâmica pré-jogo. Depois que fizemos tudo isso, eu deixei eles jogando efetivamente. Depois que apliquei a atividade na minha turma, eu disponibilizei também para toda a escola e fiz uma proposta de plano de aula, disponibilizando os materiais para que as outras turmas pudessem aplicar também”, disse a professora.
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