fbpx

TV Capixaba

Semana de 4 dias de trabalho tem bons resultados no Brasil

Mais de 20 empresas brasileiras fizeram testes para que os profissionais trabalhassem quatro dias. O projeto teve bons resultados

Publicado

em

Mais de 20 empresas brasileiras começaram a testar um novo modelo de trabalho: a semana de quatro dias. Passados três meses, os primeiros resultados são animadores. O experimento propôs a redução do expediente sem afetar o salário e mostrou melhorias na produtividade, comportamento e redução do estresse dos colaboradores. A psicóloga e especialista em RH Gisélia Freitas faz uma análise do experimento.

O novo modelo de trabalho consiste em quatro dias semanais, geralmente de segunda a quinta. Essa alteração mostrou que foi possível conciliar melhor a vida pessoal e profissional dos colaboradores. Não houve redução na carga horária, mas algumas empresas optaram por uma redistribuição ao longo da semana.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As empresas participantes relataram aumento na produtividade e na inovação, enquanto os colaboradores experimentaram uma redução significativa no estresse e na ansiedade. No entanto, o projeto ainda está em fase inicial e enfrenta desafios, especialmente em setores mais operacionais.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Apesar dos resultados positivos, é necessário um período maior para avaliar o impacto a longo prazo e determinar se o modelo é viável e sustentável. Além disso, é importante considerar a cultura e as leis trabalhistas do Brasil ao implementar mudanças dessa natureza. O projeto é promissor, mas ainda requer adaptações e estudos mais aprofundados para garantir seu sucesso e benefícios a longo prazo.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Bombeiros capixabas trabalham no resgate às vítimas no RS
> Band Abraça o RS: doações serão enviadas para os locais mais afetados
> VV lança app que mostra locais de descarte de lixo mais próximos


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui