fbpx

TV Capixaba

Ônibus sem motorista é testado no Espírito Santo

Projeto é o primeiro micro-ônibus sem motorista da América Latina

Publicado

em

Ônibus sem cobrador já é algo normal, mas sem motorista é novidade. A tecnologia desse veículo autônomo foi criada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e uma empresa já está testando o micro-ônibus sem condutor, que é o primeiro da América Latina. O ônibus tem capacidade para 21 passageiros e os primeiros testes foram feitos na Ufes com funcionários da Arcelor Mittal no Espírito Santo e com colaboradores da fabricante Marcopolo, no Rio Grande do Sul.

O projeto começou dentro da Ufes em 2019 com objetivo de entender o cérebro humano a partir da pesquisa de um professor na linha de inteligência artificial. A partir disso, começou um estudo da aplicação da visão na direção autônoma por inteligência artificial. O diretor executivo da empresa Lume Robotics, Rânik Guidolini, explica que só 10 anos depois do início da pesquisa nasceu a empresa que criou a ideia do ônibus.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“No Brasil, a gente não tem uma legislação que permita a operação de veículos autônomos em vias públicas, então nosso produto é direcionado para ambientes privados, grandes empresas de mineração, portos e aeroportos. Ambientes que são autorregulares que não dependem da legislação governamental para seguir”, destaca.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui