fbpx

TV Capixaba

Mercado ilegal de cigarros cresce no Espírito Santo

Governo deixou de arrecadar mais de R$17 milhões em impostor por conta do comércio ilegal no país

Publicado

em

O mercado ilegal de cigarros vem invadindo o Espírito Santo. Um estudo do Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC) apontou que foram consumidos 256 milhões de cigarros contrabandeados só em 2023. Na região sudeste, 39% dos cigarros comercializados são provenientes do contrabando. O problema também esbarra na evasão fiscal. O governo deixou de arrecadar R$ 17 milhões em impostos por conta do comércio irregular, já do outro lado, as apreensões vêm aumentando.

No fim de junho, a Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo (PRF-ES) lançou a Operação Kapnós, que visava combater um grupo especializado em contrabando de cigarros no estado. Em julho, a PRF conseguiu apreender mais de 2,5 milhões de cigarros em uma ação de fiscalização direcionada a veículos de carga. O superintendente da PRF-ES, Wermeson Pestana, explica como é a corrida atrás dos contrabandistas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Em relação ao ano passado todo, os números são alarmantes […], em torno de mil vezes a quantidade. No ano passado, nós obtivemos apenas 25 mil apreensões de unidades e neste ano, só em ses meses, obtivemos 25 milhões de unidades apreendidas”, ressaltou.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui