fbpx

TV Capixaba

“Internet não é terra sem lei”, diz advogado após caso de racismo no ES

Atualmente existem até delegacias especializadas nos crimes cybernéticos que servem para denúncias em casos de racismo

Publicado

em

Comentários feitos na internet de maneira inconsequente podem, sim, virar caso de justiça. O Ministério Público do ES denunciou e a justiça aceitou a denúncia contra a jovem de 19 anos pelos crimes de racismo e corrupção de menores.

Conforme foi apurado pelo órgão, a denunciada e as representadas a todo momento riam e faziam chacota da situação, quando diziam, de forma pejorativa, a palavra “preto”, desclassificando não apenas a pessoa a qual elas se referiam, mas todas as pessoas pretas, conforme destaca o MPES.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O caso de racismo repercutiu em todo o país e se tornou emblemático e agora mostra que esses ataques podem sim serem punidos, mesmo que na internet. Mas por que só a garota de 19 anos foi considerada a “responsável” pelo ato?

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Na realidade, as menores de idade ainda podem ser denunciadas numa vara diferente da maior de idade. É um processo separado que correm em varas distintas. A corrupção de menores ocorre quando o maior incentiva o menor a praticar um crime acompanhado dessa pessoa, ou seja, a garota de 19 anos deveria ter tentado evitar a situação.

É importante que a sociedade fique atenta às publicações nas redes sociais porque todos os comentários podem ser cabíveis de processos. Atualmente, existem até delegacias especializadas nos crimes cybernéticos. O advogado Rivelino Amaral explica o que deve ser feito no caso desses crimes.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Dengue: Vitória tem o bairro com maior número de casos no ES
> Férias, folgas e folia: como planejar as finanças para o período
> Projeto Bom Peixinho ensina crianças a evitar afogamento


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui