TV Capixaba
Golpe de estelionato sentimental cresce no país. Saiba como denunciar
Além de casais, o estelionato sentimental também é válido nas famílias, principalmente em relação aos idosos que perdem dinheiro para os familiares
O estelionato sentimental cresceu cerca de 500% no Brasil. Isso acontece quando a vítima acredita no afeto e no relacionamento e acaba entregando ao estelionatário dinheiro e bens em troca de um futuro compromisso mais sério, como o casamento. O Projeto de Lei 6444/19 inclui no artigo 171 do Código Penal o crime de “estelionato sentimental” como conduta que induz a vítima a entregar os bens ou valores para o outro com promessa de constituição de relação afetiva.
Esse PL pede a inclusão do termo na lei, elevando a pena de um a dois terços em relação ao estelionato simples, podendo terminar em indenização por danos morais ou prisão e multa. Esse tipo de punição também é valida para relacionamentos via internet, mas o projeto ainda precisa ser votado no Senado. A advogada Rayane Vaz Rangel explica como a vítima pode denunciar esse crime.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“A primeira atitude é denunciar, registrar o boletim de ocorrência para que a autoridade possa verificar se o seu caso não pode ser o único, reunir as provas de que houve realmente transações bancárias ou transferências de imóveis e procurar justiça para poder obter a reparação material ou até desfazer um negócio”, explica.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui