TV Capixaba
“Gaslight”: entenda a manipulação psicológica no trabalho
Conceito é recente, mas a origem é de 1944, em um filme em que o personagem tentava manipular a esposa
Uma prática que acontece, muitas vezes, dentro do ambiente de trabalho e que não tem o nome muito comum é o Gaslight. Isso se trata de um tipo de violência psicológica em que o manipulador faz a vítima pensar não só que está errada, mas que também há algo de errado com ela. O termo foi eleito como a palavra do ano de um dicionário inglês.
O conceito de “gaslighting” teve origem no filme “Gas Light” (“À Meia Luz”, 1944), em que o personagem tentava manipular a esposa para que os outros acreditassem que ela estava “louca”. Na história, a residência do casal tinha luzes à gás (gas light), costumavam piscar e o homem tentava persuadir sua esposa de que isso era apenas fruto da imaginação dela. A advogada Ana Luiza de Castro e o psicólogo Alexandre Brito explicam como identificar e como isso pode impactar no dia a dia das pessoas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“No ambiente de trabalho [o gaslight] é aquela perseguição, é aquele controle excessivo do superior hierárquico, ou até mesmo de um colaborador, que altera a percepção em um ciclo contínuo. O gaslight não acontece por um ato ou por um fato e, sim, é pelo assédio contínuo gerando esse distúrbio de realidade”, explica a advogada.
