TV Capixaba
Cenoura, batata e cebola: o que explica a alta nos preços?
Fatores climáticos como as fortes chuvas que ocorreram no país são um dos motivos que levaram a alta nos preços dos alimentos
Se você é do time que faz compras de casa e compara o valor de tudo, já reparou que a cenoura, batata e a cebola estão com preços na alturas? Os preços dispararam e o bolso do consumidor sente o impacto. Manga e arroz também estão entre os itens que mais subiram, segundo o IBGE. O economista Antonio Marcus Machado é quem explica os motivos dessa alta.
Desde 2016, esse foi o pior mês de janeiro na produção. Fatores climáticos, como secas em algumas regiões e chuvas em outras, influências internacionais e a lei básica de mercado de oferta e demanda acabaram influenciando diretamente nos preços dos alimentos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com a alta dos alimentos, principalmente aqueles essenciais na mesa do brasileiro, como arroz, feijão e batata, a situação fica mais difícil, especialmente para quem tem menos renda. Investir no agronegócio, reduzir impostos, facilitar crédito e melhorar a infraestrutura são medidas que podem auxiliar na contenção da escalada dos preços.
Para a população, soluções criativas podem aliviar o impacto. Hortas comunitárias e cooperativas de compra são exemplos. Essas iniciativas aproximam os alimentos de quem mais precisa e geram empregos.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Vitória lidera ranking de eficiência de governo no país
> De vôlei a hidroginástica: VV oferece 18 modalidades esportivas gratuitas
> Veja os destaques do esporte capixaba com Ferreira Neto
