TV Capixaba
CASACOR apresenta 25 ambientes inclusivos e reflexivos em Vitória
A edição de 2024 destaca temas como ancestralidade, inclusão e acessibilidade, incluindo um espaço dedicado a crianças com autismo
A CASACOR Espírito Santo abriu suas portas ao público com 25 ambientes inovadores, no Clube Ítalo Brasileiro, na Ilha do Boi, Vitória. Em sua segunda edição consecutiva no local, a mostra de arquitetura, decoração e paisagismo retorna ao conceito de condomínio e promove uma reflexão importante: “Que ancestrais queremos ser?”. O evento busca não apenas apresentar tendências, mas também provocar uma reflexão sobre o legado que será deixado para as futuras gerações.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em entrevista ao Estúdio 360, a diretora da CASACOR ES, Rita Tristão, destacou o sucesso do evento. “Estamos muito felizes com o resultado. A mostra deste ano vai além da estética, buscando também tocar nas emoções dos visitantes e incentivá-los a refletir sobre temas essenciais”, comentou.
Inclusão e acessibilidade em foco na CASACOR
Um dos destaques da edição 2024 é o espaço projetado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ideia partiu da parceria entre a CASACOR e a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (AMAES). O quarto, batizado de “Suíte Refúgio de um Autista”, foi projetado para ser um ambiente acolhedor, com elementos que proporcionam segurança e bem-estar. O espaço também conta com peças da cultura capixaba, como a casaca, instrumento musical típico da região, contribuindo para criar um ambiente sensorial e emocionalmente rico.
Rita Tristão explicou que o projeto foi inspirado em uma experiência semelhante na CASACOR Paraná e que o objetivo é continuar fortalecendo essa conexão entre design e inclusão. O quarto foi desenhado pensando nas necessidades de uma criança autista, com um layout e decoração planejados para favorecer a interação e o conforto.
Uma experiência visual e sensorial
Além dos ambientes voltados para inclusão, a CASACOR Espírito Santo deste ano também aposta em espaços que exploram a ancestralidade e as tradições capixabas. A diretora destacou o quanto a cultura local foi levada em consideração na composição dos ambientes, com o uso de peças artesanais, pinturas manuais e elementos tradicionais.
Outro ponto alto é a localização do evento. O Clube Ítalo Brasileiro, situado em uma área privilegiada da Ilha do Boi, oferece uma vista deslumbrante, o que contribui para a experiência dos visitantes. Durante o dia, a luz natural destaca os detalhes de cada projeto, enquanto à noite, a iluminação planejada realça as texturas e cores dos ambientes.
Reflexão sobre ancestralidade e legado
O tema deste ano, “Que ancestrais queremos ser?”, estimula os arquitetos e designers a pensarem em como suas criações podem impactar as futuras gerações. De acordo com Rita Tristão, esse é um dos grandes diferenciais desta edição. “Nós temos a oportunidade de deixar um legado importante. É uma reflexão sobre o presente e o futuro, conectando o design com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente”, afirmou a diretora da mostra.
A tecnologia também está presente, mas com o objetivo de facilitar a vida e promover a convivência, e não o isolamento. Muitos dos ambientes exploram essa dualidade entre inovação e tradição, sempre priorizando o bem-estar humano.
Informações práticas e acesso gratuito para a CASACOR
A CASACOR Espírito Santo 2024 está aberta ao público de terça a domingo, das 14h às 21h (terças a sábados) e das 12h às 19h (domingos e feriados). Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial ou na bilheteria do local. Há, ainda, cinco ambientes gratuitos, incluindo um bistrô e uma loja conceito de moda.
Para quem deseja conhecer de perto as novidades do design capixaba e participar dessa reflexão sobre o futuro, a CASACOR ES 2024 é uma oportunidade imperdível.
Veja também
- Célia Tavares quer criar “Bolsa Moxuara” para pessoas carentes
- Dicas da Cesan para economizar água em tempos de seca
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui