TV Capixaba
A Casa de Esgueio: livro infanto juvenil é lançado em Vila Velha
Livro utiliza várias palavras enriquecedoras e inclui um glossário para ajudar as crianças a expandirem seu vocabulário
O escritor Luiz Fernando Bernardes lançou seu novo livro infantil, “A Casa de Esgueio”, na Casa da Memória, na Prainha, Vila Velha. A história é inspirada em uma antiga residência local, que ainda existe, e foi desenvolvida para atrair e educar jovens leitores. A inspiração surgiu quando Bernardes notou um ligeiro desequilíbrio na entrada da casa. Ele usou a palavra “esgueio”, do vocabulário infantil, para descrever essa característica.
O livro utiliza várias palavras enriquecedoras e inclui um glossário para ajudar as crianças a expandirem seu vocabulário. Além disso, Bernardes entrevistou a proprietária da casa para incluir elementos reais na narrativa.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A história acompanha um dia na vida de um gato que entra pelo jardim e sobe pela casa. O livro é estruturado para refletir esse movimento, começando pela manhã e terminando à noite. A narrativa é acompanhada de ilustrações que mostram a casa de dentro para fora, com uma aliteração que adiciona ritmo e facilita a leitura.
O design do livro é interativo, permitindo que os leitores girem o livro para seguir a história. Bernardes colaborou estreitamente com a ilustradora Lara Aiolfi para garantir que as imagens complementassem perfeitamente o texto. As ilustrações foram inspiradas em casas de bonecas, onde o exterior se abre para revelar o interior, tornando a experiência de leitura mais envolvente.
Onde encontrar
Os leitores podem adquirir “A Casa de Esgueio” pelas redes sociais do autor e através do site da Livraria Torre de Papel. A livraria, que já vende a primeira obra de Bernardes, também está apoiando a divulgação e venda deste novo lançamento. A colaboração com a editora local Marolinha, especializada em publicações infantis, garantiu a qualidade gráfica e a diagramação do livro.
Apoio e publicação
Este é o segundo livro de Bernardes. O primeiro, lançado em 2021, também foi voltado para o público infantil e esgotou rapidamente, resultando em uma segunda edição. A publicação de “A Casa de Esgueio” foi possível graças a um edital da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult), que fomenta a literatura local.
