fbpx

Solidariedade

Projeto oferece curso de gastronomia a moradores de Jesus de Nazareth e gera renda

O curso gratuito habilita os participantes a preparos que poderão gerar uma renda extra para até mesmo começar seu próprio negócio em casa

Publicado

em

Chef Claudio Matos. Foto: Divulgação

Chef Claudio Matos. Foto: Arquivo Pessoal

A extensão do projeto “Horta Solidária”, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), capacita moradores Jesus de Nazareth, em Vitória, para o trabalho. O curso gratuito habilita os participantes a preparos que poderão gerar uma renda extra para até mesmo começar seu próprio negócio em casa, de maneira simples e objetiva, bem como aplicar técnicas que garantam qualidade e padronização dos produtos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com a participação do chef Claudio Matos, o projeto de educação social sobre alimentação (PESSoA) saiu do papel em janeiro e o cronograma de aulas teóricas (80 horas) e práticas (65 horas) foi montado. Um sonho antigo do chef de cozinha que sempre quis unir suas habilidades e conhecimento a solidariedade. Ele aposta na oportunidade para que essas pessoas aprendam uma profissão, façam e vendam os produtos. E tem dado certo.

Mesmo ainda sem um espaço físico apropriado, o chef reúne dois moradores da comunidade interessados no curso de gastronomia, para ministrar aulas teóricas. No curso é ensinada toda a base teórica da gastronomia e, posteriormente, são levados à cozinha do Boutique do Sabor – a loja de refeições comandada por Claudio e Marcius -. É lá que as duplas aprendem na prática o preparo dos alimentos, cortes de carne e muito mais.

“Nessas décadas de experiência no comando de cozinhas mundo afora, percebi que que habilitar as pessoas a seguir a carreira na área seria uma forma de liberar seus potenciais, além de abrir possibilidades de ampliar sua empregabilidade e estimular o empreendedorismo. Foi por meio do Fernando Martins, líder comunitário de Jesus de Nazareth, que pude ser inserido nesse projeto do Ifes, que teve início com a horta solidária”, explicou o chef.

Na horta solidária, moradores da comunidade cedem parte do terreno onde moram para cultivar alimentos que serão utilizados pelos mesmos e divididos com os demais. Essas 15 famílias têm prioridade na fila de inscrição para o PESSoA. Até o momento, 22 pessoas de todas as idades já se inscreveram nas aulas gastronômicas.

Claudio se surpreendeu com a sede de aprendizado dos moradores de Jesus de Nazareth. “Eu já ministrei aulas fora do estado e até do país. Nunca vi uma turma tão interessada e com vontade de aprender como esta. Eles estão sedentos por uma oportunidade que os ajudem a se profissionalizar. É lindo de ver como eles abraçaram e se entregaram a esse projeto. Isso que me dá mais vontade ainda de fazer só aumentar”, frisou o chef.

Atualmente, Claudio e o Ifes buscam um lugar onde possam ter uma sala de aula espaçosa e uma cozinha industrial, para atender uma maior quantidade de interessados. O objetivo é capacitar essas pessoas e tentar uma parceria com chefs executivos de hotéis, que possam recebê-los para estágio. Proporcionando assim uma imersão na cozinha para que estejam habilitados a seguir na profissão.

A capacitação é aberta apenas para os moradores de Jesus de Nazareth. As inscrições são feitas diretamente com o líder comunitário. O trabalho é para que o projeto possa expandir e atender o maior número de interessados.

Tour em Jesus de Nazareth, Vitória. Foto: Divulgação

Tour em Jesus de Nazareth, Vitória. Foto: Divulgação


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui