fbpx

Solidariedade

Primeira Igreja Batista de Itaparica faz mutirão de doação de sangue em outubro

Serão abertas 80 vagas para aqueles que desejam fazer a doação de sangue, desde que tenham entre 16 e 69 anos e boas condições de saúde

Publicado

em

No dia nacional do Doador de Sangue, Ministério da Saúde reforça importância da doação. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Doação de sangue. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Integrantes da Primeira Igreja Batista de Itaparica, em Vila Velha, vão realizar um mutirão de doação de sangue, no dia 10 de outubro, das 8h30 às 14 horas. Serão abertas 80 vagas para aqueles que desejam fazer a doação de sangue, desde que tenham entre 16 e 69 anos e boas condições de saúde. A mobilização acontece em um momento em que os estoques do Hemocentro do Espírito Santo, responsável por abastecer os hospitais do Sistema Único de Saúde da região, estão precisando.

> Mitos e verdades sobre doação de sangue

Os interessados devem se inscrever pelo site https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1TtdDZyuyvIsgawdhzSEAGr2RYbbfiH7Chzut5WNf0XV2oA/viewform?usp=pp_url.

Não é necessário estar de jejum para doar sangue. A recomendação é estar bem alimentado e manter-se devidamente hidratado. Além disso, é indicado evitar o consumo de alimentos gordurosos por, no mínimo, três horas antes da doação e de bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

A IMPORTÂNCIA DE DOAR SANGUE

Doar sangue além de ser um ato nobre e solidário, é um procedimento simples e seguro. A doação de sangue desempenha um papel vital na saúde e na sobrevivência de inúmeras pessoas. Estima-se que cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

O sangue doado é cuidadosamente testado, para garantir que esteja livre de doenças transmissíveis, antes de ser disponibilizado para uso médico. A demanda por doação de sangue aumenta muito em períodos como férias, festas regionais, inverno ou em feriados prolongados, quando há uma diminuição nos estoques dos bancos de sangue.

Confira as requisitos

– Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.
– Pesar no mínimo 50 kg.
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
– Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher.
– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?

– Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
– Período gestacional;
– Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
– Amamentação: até 12 meses após o parto;
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
– Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
– Extração dentária: 72 horas;
– Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
– Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia:
6 meses;
– Transfusão de sangue: 1 ano;
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
– Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos
6 meses;
– Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui