fbpx

Coluna Vitor Vogas

Candidato do PT em VV suspende campanha após assassinato do irmão

Babá era irmão mais velho de José Maria Gagno Intra, policial assassinado na noite de ontem (7). Lançamento da pré-candidatura, previsto para sexta, agora não tem data. Babá afirma que cunhada é suspeita de ter planejado a morte do próprio marido. Assassino confesso cometeu o crime durante “saidinha” da prisão

Publicado

em

João Batista Gagno Intra (à direita), abraçado com o irmão José Maria Gagno Intra. Foto: acervo da família

O policial civil aposentado José Maria Gagno Intra, assassinado na noite dessa terça-feira (7) pelo próprio cunhado no bairro Balneário Ponta da Fruta, era irmão mais novo do ex-vereador João Batista Gagno Intra, o Babá, pré-candidato do PT à Prefeitura de Vila Velha. O assassinato ocorreu precisamente uma semana após Babá ter sido escolhido para representar o PT na disputa pelo cargo de prefeito da cidade e três dias antes de um momento que deveria ser festivo para ele: o ato de lançamento de sua pré-candidatura estava marcado para a próxima sexta-feira, às 18 horas, em um espaço da Prainha.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Agora, segundo Babá, o evento de lançamento de sua pré-candidatura está suspenso e, por enquanto, não tem previsão de nova data. Suspensas também estão todas as atividades de campanha, até Babá se recuperar emocionalmente do “baque” e se sentir em condições de retomar a agenda de pré-candidato.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

O caso

José Maria Gagno Intra, de 56 anos, foi morto a tiros, na noite dessa terça-feira (7), em um bar localizado em Balneário Ponta da Fruta, Vila Velha. O assassino confesso é um cunhado da vítima, identificado como Joberto Gil Cardoso, de 47 anos.

De acordo com as informações contidas no boletim de ocorrência da Polícia Militar, o crime ocorreu quando José Maria, que estava acompanhado de sua esposa, aproximou-se do suspeito no estabelecimento. O cunhado então realizou vários disparos contra José Maria, com a arma do próprio policial aposentado, que foi atingido no tórax. A vítima foi levada imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento de Riviera da Barra, mas não resistiu aos ferimentos.

Após cometer o homicídio, o cunhado fugiu do local, mas foi encontrado pela polícia enquanto caminhava pela Rodovia ES-060, próximo ao bairro Interlagos. Durante a abordagem, ele confessou ser o autor do crime. Também disse aos policiais que utilizou a arma de José Maria e a descartou nas proximidades do bar onde assassinou o cunhado.

O assassino foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde foi apresentado à autoridade policial de plantão. A esposa da vítima, testemunha do crime, também foi levada à delegacia para prestar depoimento.

Crime foi cometido durante “saidinha”

Joberto matou José Maria no mesmo dia em que saiu da prisão. Conforme informações da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), ele cumpria pena desde junho de 2019 pelo crime de estupro contra vulnerável, na Penitenciária Estadual de Vila Velha 6. Nessa terça-feira (7), recebeu o benefício da saída temporária, por ocasião do Dia das Mães.

O criminoso já tinha passagem anterior pelo sistema prisional do Estado: de março de 2013 a fevereiro de 2017, cumpriu pena por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. A Sejus destaca que “o benefício da saída temporária está previsto na Lei de Execução Penal (LEP) e é concedido pelo Poder Judiciário”.

Já a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informa que o caso está sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha.

Segundo a assessoria da Sesp, após ter sido preso em flagrante, o autor do homicídio foi conduzido à Delegacia Regional de Vila Velha, autuado em flagrante por homicídio qualificado e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV). O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.

Babá: mulher de José Maria é suspeita de ser mentora do crime

Babá afirma que sua cunhada, mulher de José Maria, é a principal suspeita de ter sido a autora intelectual do assassinato. Segundo o ex-vereador, a esposa de José Maria teria planejado o crime para passar a receber do Estado uma pensão decorrente da morte do policial civil aposentado. Babá afirma ainda que a Polícia Civil trabalha com essa linha investigativa:

“Ela é a principal suspeita para mim, pela forma como meu irmão foi assassinado. O assassino diz que o matou com a própria arma do José Maria. Mas a arma do José Maria não estava na cintura, estava no carro. Alguém deu a arma para o cunhado dele. E quem estava dentro do carro era a mulher do José Maria e a irmã dela. A polícia está trabalhando com essa hipótese, sim.”

Babá está convencido de que essa é a única motivação plausível para o assassinato. Ele diz que a família não tinha nenhum convívio com a esposa de José Maria (os dois eram casados havia pouco tempo).

“Meu irmão não tinha disputa com ninguém, não era miliciano, não tinha envolvimento com tráfico, não tinha briga com vizinho, com família, com ninguém. A única coisa que tem é essa mulher com quem ele se envolveu e a família dela. Não tivemos convivência nenhuma com ela. Nossa família era unida para tudo, mas, para você ter uma ideia, nenhum irmão foi ao casamento dele.”

Indagada sobre essa hipótese, a assessoria da Sesp não confirmou se a Polícia Civil de fato trabalha com a linha investigativa mencionada por Babá. Informou apenas que a mulher da vítima foi conduzida a depor na condição de testemunha. Detalhes da investigação não serão divulgados no momento: “Somente ao final, poderemos dizer algo relativo a outros envolvidos e motivação”, informa a assessoria da Sesp.

Velório

O corpo de José Maria Gagno Intra será velado por volta das 16 horas na capela mortuária da Igreja de Vila Nova. A família é católica e cresceu no bairro da periferia de Vila Velha. O irmão de Babá será sepultado ao lado da falecida mãe, no cemitério de Santa Inês.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui