Solidariedade
Com doações, Creche da Tia Loura alimenta 170 crianças em Vila Velha
Às 7 horas é servido um café da manhã; às 17 horas as famílias se reúnem para receberem a janta

Creche da Tia Lora em Morada da Barra, Vila Velha. Foto: Arquivo Pessoal
Um projeto desenvolvido no bairro Morada da Barra, em Vila Velha, há 25 anos dá suporte para mais de 200 famílias da região da Grande Terra Vermelha. Àqueles que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos no período em que estão fora de casa ou mesmo àqueles que sequer tem um prato de comida. A “Creche da Tia Loura” acolhe crianças e adultos em um trabalho combinado com carinho e afeto.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A “Creche da Tia Loura” abriu suas portas ainda em 1996. De lá para cá, o trabalho voluntário foi ganhando força e acabou se tornando referência na região da grande Terra Vermelha. O que começou com um espaço para que os pais deixassem seus filhos para irem trabalhar, atualmente recebe mais de 200 pessoas por dia para alimentarem sua fome. Para muitas, essa pode ser a única refeição do dia.
A Tia Loura – Maria Aparecida Lopes, 70 anos – conta que antes da pandemia do novo coronavírus as portas da creche se abriam às 7 horas. As 172 crianças cadastradas na creche eram recebidas com um café da manhã e passavam parte do dia no local para a tranquilidade dos pais que precisavam trabalhar. Por volta das 12h50, cada uma ia para sua escola ou creche e retornavam para o jantar, às 17 horas.
“Com a pandemia e as restrições, não podemos mais receber as crianças na creche, mas nosso trabalho continua. Abrimos o portão para que as 172 crianças cadastradas e mais àquelas que precisam possam vir tomar o café. À noite, por volta das 17 horas, voltamos a abrir os portões para distribuir a sopa para mais de 200 pessoas. A situação piorou muito desde o ano passado, notamos que muitas pessoas ficaram desempregadas e sem ter nem o que comer”, ressalta tia Loura.
E é nesse momento de pandemia em que muitas dessas pessoas se vêem muito mais necessitadas. A Creche da Tia Loura não paralisou as suas atividades sociais. A creche está suspensa. Mas o café da manhã e o jantar continuam sendo servidos com muito afeto. E, apesar da alta dos alimentos, tia Loura consegue atender a todos que precisam. Todo mês tia Loura entrega ainda cerca de 200 cestas básica, preferencialmente às famílias das crianças cadastradas.
“Quando começou a pandemia, fiquei muito preocupada. Todo esse trabalho é voluntário. E eu agradeço muito por ter pessoas na minha vida que me ajudam tanto. Tudo que servimos aqui é fruto de doação. Todas essas famílias que atendemos, muitas delas não teriam o que comer se não fosse esse trabalho, por isso temos que continuar. Mesmo com o aumento dos alimentos, nós damos um jeito, mudamos ingredientes, mas conseguimos levar o alimento para eles”, conta.
O trabalho é independente e totalmente voluntariado. A creche se mantém por meio de doações de pessoas físicas e entidades. Não há apoio de governamental e nem de prefeituras. Para cadastrar o filho na creche, basta a família apresentar um comprovante que os pais estão trabalhando. Porém, devido à pandemia, as crianças não passam o dia no local, até que seja permitido pelo decreto estadual.

Crianças atendidas na Creche da Tia Loura. Foto: Arquivo Pessoal
Como começou?
Tia Loura conta que morava em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha. Os caminhos difíceis da vida a levaram para Morada da Barra. Lá criou raízes e logo deu início à creche da Tia Loura – carinhosamente apelidada pelas crianças. De 30 crianças no primeiro mês, cresceu para 200 no primeiro ano. Ela abriu mão de tudo que tinha para ampliar o espaço e receber as crianças necessitadas.
Mãe de seis filhos, tia Loura só agradece por todo o trabalho. “Às vezes fico noite sem dormir preocupada para que não falte nada a eles. É cansativo, mas vale cada minuto. Vamos vivendo um dia de cada vez e vencendo uma batalha por dia. Quando não tem criança aqui dá um aperto muito grande. Eu agradeço a Deus por ter me colocado aqui. Eu amo o que eu faço. Não é obrigação, é por amo. É tudo voluntário e acaba que eu também vivo dessa doação”, frisa.
Como ajudar?
Quem quiser pode ajudar por meio de doação de alimentos ou financeira. A Creche da Tia Loura fica na Rua Carlos Chagas, 711, em Morada da Barra, Vila Velha. Pode entrar em contato por meio do telefone (27) 98842-4580.
