fbpx

Solidariedade

Bike Anjo: voluntários ensinam adultos a andar de bicicleta no ES

A Escola Bike Anjo em Vitória oferece aulas gratuitas, ajuda a tirar as rodinhas e a superar o medo de cair

Publicado

em

Menina em cima da bicicleta aprendendo a pedalar com voluntário da Bike Anjo na Praça do Papa, em Vitória

Escola Bike Anjo na Praça do Papa, em Vitória. Foto: Arquivo pessoal

Não é difícil encontrar pessoas que ainda não sabem pedalar e têm vontade de aprender. Para essas pessoas, há uma solução: a Escola Bike Anjo em Vitória oferece aulas gratuitas, ajuda a tirar as rodinhas e a superar o medo de cair. Os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A iniciativa teve início em novembro de 2010, na cidade de São Paulo, com um grupo de amigos ciclistas interessados em criar uma rede para auxiliar os iniciantes a usar a bike como meio de transporte. Em pouco tempo, a rede se expandiu para diversas cidades do Brasil, dando origem às Escolas Bike Anjo (EBAs), que são oficinas gratuitas organizadas por grupos de anjos em determinados municípios. Elas têm data, hora e local específicos para ocorrer.

> Números de WhatsApp que podem ajudar (e muito) o dia a dia

Em 2011, a Bike Anjo chegou ao Espírito Santo, trazida pela cicloativista e educadora ambiental Deusdedet Alle Son, conhecida como Detinha, juntamente com seu marido, Luis. Infelizmente, Detinha faleceu em 2016. Enquanto pedalava, meio de transporte pelo qual lutou durante a vida, um motorista abriu a porta do carro no estacionamento, atingindo Detinha, que se desequilibrou e caiu, batendo com a cabeça no chão.

ESCOLA BIKE ANJO

Eliete Xavier de Souza Coelho, 60 anos, aposentada, desde o início se envolveu com a Bike Anjo. “É incrível quando uma pessoa te chama e diz que você a ensinou a pedalar. Uma vez, uma moça, ao conseguir dar a partida, pedalar e parar a bicicleta sozinha, me abraçou e chorou. Ela tremia e chorava de uma maneira que nunca vi. Foi marcante. A partir daquele dia, ela se sentiu livre e passou a usar a bicicleta para tudo na cidade”.

Idosa em cima da bicicleta aprendendo a pedalar com voluntário da Bike Anjo na Praça do Papa, em Vitória

Voluntário do Bike Anjo ensina idosa a andar de bicicleta na Praça do Papa, em Vitória. Foto: Arquivo Pessoal

Nunca é tarde para aprender a andar de bicicleta, e o projeto reforça que pedalar não tem idade, seja para idosos, adultos ou crianças. Todos têm sua vez, e os voluntários dedicam toda a paciência necessária. Além disso, não é necessário comprar uma bicicleta para treinar. A Bike Anjo disponibiliza algumas unidades para aqueles que desejam aprender e ainda não possuem seu próprio veículo.

> Amanhecer nas praias do ES: veja quem está por trás do perfil

Atualmente, a Escola Bike Anjo de Vitória enfrenta dificuldades para encontrar voluntários dispostos a se comprometer com a tarefa. Contam com 12 pessoas que abraçaram a causa e se dispõem a auxiliar com paciência e dedicação. Por essa razão, não há uma agenda fixa para as aulas. Quando estas são agendadas, a divulgação ocorre no perfil do Instagram do Bike Anjo Espírito Santo. A última aula aconteceu dia 4 de fevereiro. Reuniu uma turma empolgada e teve até fila para cadastro. Muitas pessoas saíram ser saber o básico e saíram pedalando.

DOAÇÃO DE BICICLETA

A Bike Anjo Espírito Santo também promove o “Pedala ou Repassa” desde 2018. A campanha é permanente e já conseguiu doar mais de 500 bicicletas para aqueles que precisam e não podem comprar. “Recebemos as bikes de pessoas que já não as utilizam mais. Alguns condomínios também destinam bicicletas abandonadas para nós. Nós as recolhemos, realizamos a manutenção e as doamos. Entretanto, estamos enfrentando dificuldades financeiras para repor peças essenciais, como pneus ou câmaras de ar. Poucas lojas apoiam nossa campanha e nos auxiliam nesse sentido”, comenta Eliete.

Caso você queira participar da Escola Bike Anjo como voluntário, aprender a pedalar ou tem uma bicicleta que não usa e queira doar, pode entrar em contato com a Eliete por meio do telefone (27) 9 9795-3687.

Equipe Bike Anjo e aprendizes com bicicletas em baixo de árvores

Equipe Bike Anjo e aprendizes. Foto: Arquivo Pessoal


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui