Política
Manchas de óleo no Estado já atingem pelo menos duas praias de São Mateus
Foram encontrados fragmentos do material em Barra Nova e Urussuquara. Neste último balneário, ainda não há confirmação da identidade do óleo

Fragmentos do óleo encontrados em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Foto: Capitania dos Portos
Após a chegada do óleo na última quinta-feira (7) em Guriri, São Mateus, no Norte do Espírito Santo, pequenos fragmentos do resíduo foram encontrados também, nessa sexta-feira (8), em outras duas praias do município: em Barra Nova e Urussuquara. De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), as manchas não comprometem a balneabildiade ou a pesca no município.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Chefe da Divisão Técnica do órgão, Letícia Meneghel, explica que óleo encontrado em Guriri e Barra Nova são compatíveis com as manchas que atingiram o Nordeste brasileiro. Já o fragmento encontrado em Urussuquara, na divisa entre São Mateus e Linhares, está sob análise da Marinha para confirmação das suas propriedades.
Questionada sobre as ações adotadas, Meneghel afirma que cada caso está sendo analisado individualmente, já que as barreiras de contenção utilizadas até o momento não apresentaram a eficácia necessária.
“Nossas equipes se concentraram em capacitar os agentes públicos dos municípios e elaboraram guias sobre como fazer a limpeza das praias, como proceder com o manuseio desse material e como armazenar e destinar corretamente o óleo. Preventivamente, os municípios têm conhecimento de como agir”, explica Letícia.
À população, a Chefe da Divisão Técnica do Ibama pede que se algum banhista encontrar fragmentos do óleo, que entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do seu município, o próprio Ibama ou mesmo a Marinha pelo telefone 185.
O óleo desviou seu trajeto
Segundo o capitão dos Portos do Espírito Santo, Silvio Fernando Ferreira, o óleo que vinha do sul da Bahia sofreu um desvio em seu trajeto ao chegar no Espírito Santo.
“As manchas que vêm submersas são conduzidas pelas correntes marinhas. De acordo com a geografia de cada localidade, elas sofrem alguns desvios. Por alguma condição dessa corrente, o óleo ‘pulou’ o litoral de Conceição da Barra e chegou primeiro em São Mateus”, disse.
Ao todo, 330 militares da Marinha, Exército e Corpo de Bombeiros atuam nas áreas de risco, ao lado das equipes regionais da Defesa Civil, em apoio às ações de limpeza dos balneários.
