fbpx

Plural

O que escapa ao currículo

A professora Larissa O’Hara traz um debate sobre os programas e diretrizes de ensino nas escolas

Publicado

em

O que escapa ao currículo. Foto: Freepik (crianças em sala de aula, estudo, educação)

O que escapa ao currículo. Foto: Freepik

Escapa ao currículo a nova “trend” das redes sociais. Escapam a piada, o meme, a história do final de semana. Escapa ao currículo o cansaço. Escapam a conversa paralela, os sorrisos, os conflitos de corredor. Escapa ao currículo o passado trágico da aluna que perdeu o pai em um acidente de moto quando tinha cinco anos. Muita coisa escapa ao currículo. Escapa a mãe que vem à escola para “causar”. Escapam as reuniões, as leituras, o trabalho repetitivo. Escapa tudo isso e muito mais. Escapam a dor de cabeça, a dor nas costas, a carga mental dos professores.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Se você não sabe do que estou falando, refiro-me ao currículo prescrito, também conhecido como currículo oficial ou currículo formal, que traz diretrizes, objetivos, conteúdos, metodologias e formas de avaliação escolares. Então, imagine: considerando a diversidade brasileira e considerando a individualidade de cada sujeito, como não escaparia tanto de tudo?

Os materiais oficiais, como programas de ensino, diretrizes curriculares e outros documentos normativos, não dão conta desse escape. Quanto mais ênfase se dá ao currículo prescrito, subestimando tudo o que a ele escapa, mais engessado fica o trabalho dos professores. A obsessão de gestores e legisladores em aprisionar o docente no currículo desconsidera tudo o que a ele escapa. E é muita coisa que escapa, todos os dias, em todas as aulas e fora das aulas. É por isso que digo: para além de um currículo, até mesmo aquele chamado de oculto, está a vida de todos nós.


*Larissa O’Hara é graduada, mestra e doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui especialização em Revisão de Texto e em Psicopedagogia. Licenciou-se também em Língua Espanhola. Trabalha como professora há mais de quinze anos, tendo atuado em diversas instituições. Já acompanhou o desenvolvimento de centenas de alunos em aulas ministradas em seu curso de redação. Publicou cinco livros. Atualmente, é servidora pública na rede estadual de ensino do Espírito Santo.

 

 


Plural. Foto: Freepik

Portal ES 360 possui o Plural, um espaço democrático, tanto nos temas debatidos quanto nas visões expostas a respeito desses temas. Queremos receber textos sobre os mais variados assuntos, da política ao esporte, da economia à cultura, da administração pública aos costumes sociais. Queremos trazer para nossos leitores olhares múltiplos sobre múltiplos temas. E formar uma ágora digital, tão democrática e aberta quanto a de Atenas, berço histórico de ideias livres.

Clique aqui para preencher seu dados e enviar o seu texto


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui