fbpx

Plural

Como os ambientes impactam na vida das pessoas

A arquiteta Gabriela Greppe traz uma discussão da maneira como os ambientes podem estimular as pessoas

Publicado

em

Personalização dos ambientes é o primeiro passo para alcançar uma melhor qualidade de vida. Foto: Freepik

Personalização dos ambientes é o primeiro passo para alcançar uma melhor qualidade de vida. Foto: Freepik

Nossa vida é impactada diretamente pelos ambientes que vivemos. Seja nos nossos lares ou ambientes de trabalho, os espaços têm poder de nos despertar muitas sensações e emoções. Esse tema é tão pertinente que a psicologia ambiental possui estudos que analisam o impacto e como arquitetos podem contribuir para uma maior qualidade de vida das pessoas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Como arquiteta venho acompanhando a evolução da construção dos espaços e observando como esta relação ambiente e individuo reflete nas pessoas. Analiso o que leva os espaços serem ‘melhores’ e como oferecer mais qualidade de vida por meio de projetos mais personalizados e humanizados.

A psicologia tem um papel importante, pois ao identificar por meio de índices científicos o comportamento humano, permite oferecer ferramentas a arquitetos para identificarmos elementos que comunicam as sensações dentro dos ambientes. Se tornou uma aliada na criação de projetos, o que reflete em criações com tipos, modos, formas e possibilidades de projetos de forma personalizada.

A personalização dos projetos de arquitetura é o primeiro passo para alcançar uma melhor qualidade de vida. A criação de espaços tem muitas etapas que passam do objetivo funcional da ocupação do ambiente, das habilidades que se pretende estimular ali dentro e até a sensação que se quer criar ao estar nele.

Para desenvolver cada etapa, a arquitetura recorre a vários pontos como iluminação, cores, formatos, mobiliários, vegetação e objetos de decoração. Cada item tem seu papel na criação do ambiente, e cada vez mais vem sendo utilizados de forma mais consciente na busca de espaços, mais acolhedores e mais produtivos para as pessoas.

Hoje sabemos que é possível estimular pontos sensoriais nos indivíduos através dos elementos que colocamos nos projetos. É possível trazer conforto a partir de uma iluminação mais suave, ou estimular criatividade em ambientes profissionais com espaços com luz natural, vegetação e visão para exterior. Também é possível criar ambientes acolhedores quando utilizamos decoração afetiva, elementos da memória, luz suave e assim criando verdadeiros ninhos dentro dos lares.

A arquitetura é produzida com olhares atentos à identidade das pessoas, considerando como gerar qualidade de vida, levando personalização para os ambientes, fazendo com que as pessoas se identifiquem com seu próprio lar.

Essa relação saudável com o espaço, a busca de pertencimento em seus lares e locais de trabalho, entre outros espaços, é uma busca de bem-estar que o ser humano faz frequentemente e nem se dá conta, de tão natural que é. Mas ao refletirmos porque certos lugares nos deixam relaxados, ou outros mais ativos, certamente acharemos elementos dentro do espaço ou da arquitetura que nos dão essas sensações.

Nas últimas décadas, observo que a busca por pertencimento tem sido cada vez maior, e as pessoas querem ter o ‘seu’ espaço. E essa transformação vem sendo alcançada por meio da arquitetura de interiores que consegue fazer uma leitura do espaço, do indivíduo e traduzir isso com muito respeito na forma de cores, disposição de mobiliário, iluminação, enfeites e outros elementos, sem fazer uma “grande reforma”. O retorno por projetos mais personalizados tem proporcionado maior satisfação e mais alegria às pessoas.


*Gabriela Greppe é arquiteta especializada em interiores, com experiência de mais de 25 anos na área

 

 

 

 

 


Plural. Foto: Freepik

Portal ES 360 possui o Plural, um espaço democrático, tanto nos temas debatidos quanto nas visões expostas a respeito desses temas. Queremos receber textos sobre os mais variados assuntos, da política ao esporte, da economia à cultura, da administração pública aos costumes sociais. Queremos trazer para nossos leitores olhares múltiplos sobre múltiplos temas. E formar uma ágora digital, tão democrática e aberta quanto a de Atenas, berço histórico de ideias livres.

Clique aqui para preencher seu dados e enviar o seu texto


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui