fbpx

Personagens

Tiradentes: entenda por que dia 21 de abril é feriado no Brasil

Importante líder da Inconfidência Mineira, Tiradentes é dado como símbolo da república, ganhando um feriado com seu nome

Publicado

em

Rosto idealizado de Tiradentes, pintura de Oscar Pereira. Foto: Acervo do Museu Paulista da USP

Todos os anos, no dia 21 de abril, é comemorado o feriado de Tiradentes e é uma data considerada importante para o país. Entretanto, muitas pessoas não sabem quem ele foi nem porque esta data foi escolhida como feriado nacional.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para entender melhor, é importante voltar alguns séculos atrás quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Nesse período, a elite da região de Vila Rica, atual Ouro Preto (MG) se revoltou contra a execução de uma operação fiscal para cobrar impostos atrasados, a derrama, e um dos líderes do movimento era Tiradentes.

Quem foi?

Tiradentes, cujo nome verdadeiro era Joaquim José da Silva Xavier, nasceu em Minas Gerais em 1746. Ao longo da vida, antes de liderar o movimento da Inconfidência Mineira, foi tropeiro, minerador, mascate, militar, alferes e dentista, motivo pelo qual recebeu o apelido.

Homenagem a Tiradentes, no Museu da Inconfidência (MG) Foto: Larissa de Angelo

Em 1789, junto com outros intelectuais, articulou o movimento da Inconfidência Mineira para que o governo português não utilizasse a cobrança de impostos como abuso de autoridade. Assim, durante as reuniões, o grupo decidiu que para acabar com a situação, seria necessário transformar Minas Gerais numa república independente.

No entanto, a conspiração foi descoberta pelas autoridades após delação de um dos membros do grupo. Os envolvidos foram denunciados e presos, porém apenas Tiradentes de fato sofreu a consequência da pena de morte já que todos os outros foram expulsos do país.

Após um longo processo, ele foi enforcado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Acredita-se que esse fato tenha ocorrido por Tiradentes ter sido o único membro que não fazia parte da elite econômica mineira.

Condenação e morte

A investigação, que durou três anos, teve como constatação final que Tiradentes era o propagandista da conspiração, atuando para atrair membros para o grupo. Desta forma, ele foi condenado à morte.

Morto por enforcamento no Rio de Janeiro, foi esquartejado após a morte. Sua cabeça foi levada para ser exposta em Vila Rica, local onde hoje tem uma praça em homenagem a Tiradentes, e partes do corpo foram espalhadas pelo caminho entre Petrópolis e Ouro Preto. Isso aconteceu, principalmente, como forma de intimidar a população para afirmar o poder da Coroa Portuguesa.

Por que é feriado?

A história de luta pelo Brasil fez Tiradentes se tornar símbolo da República brasileira. Esquecida durante o período colonial, a figura voltou a ganhar destaque quando os republicanos precisavam de alguém para exaltar quem ia contra a monarquia.

Por ser um republicano convicto, Tiradentes foi considerado um mártir do movimento, se tornando um herói nacional. A imagem do líder em pinturas sempre é dada como uma espécie de Cristo crucificado, sendo retratado com barba e cabelos compridos e indo contra alguns estudos históricos que diz que ele foi enforcado careca e sem barba.

Ao longo da história, a imagem de Tiradentes foi ganhando interpretações diferentes em relação a ser herói ou vilão. Contudo, a data 21 de abril continua sendo estabelecida como feriado como uma espécie de celebração aos defensores da república.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui