fbpx

Personagens

Colatina: conheça a mulher que deu nome à cidade

O nome é em homenagem a ex-primeira dama do Espírito Santo

Publicado

em

Cidade também é chamada de Princesa do Norte. Foto: Reprodução

Com pouco mais de 124 mil habitantes, a cidade de Colatina é um dos principais municípios do interior do Espírito Santo. Conhecida como a “princesa do norte”, a cidade se desenvolveu, principalmente, na margem sul do Rio Doce.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em dezembro de 1921 foi criada oficialmente a cidade, que antes pertencia ao município de Linhares. O oitavo município mais populoso do estado conta com vários locais turísticos, sendo o Cristo Redentor de Colatina de 33 metros o mais conhecido entre eles.

Em 1969, o pôr do sol de Colatina foi considerado o 2º mais bonito do mundo, perdendo para uma cidade do Japão. Em 2016, a partir de uma votação popular, foi eleito o 3º mais bonito do país.

Quem foi

Colatina de Azevedo Freire foi uma paulista de Campinas, nascida em 1864. Conhecida por ser uma jovem extremamente inteligente, ela dominava os idiomas italiano, francês e alemão, além de aprender a tocar instrumentos e a cantar.

Participava de diversos eventos sociais e culturais em São Paulo e foi em um desses que conheceu José de Mello Carvalho Muniz Freire, com quem se casou em 1882. Alguns anos depois, Muniz Freire iria ser eleito como governador do Espírito Santo por duas vezes.

Pouco se sabe sobre Colatina, mas ela marcou a cultura capixaba e tem seu lugar na Academia Feminina Espirito-Santense de Letras. De acordo com a história, era uma jovem de muita fé e que fazia questão de entregar uma medalha da Virgem Maria ao marido sempre que ele viajava.

Seu nome foi escolhido para a Vila de Colatina, que na época pertencia ao município de Linhares, em dezembro de 1899 pelo desembargador Afonso Cláudio. No discurso, ele disse “Esta homenagem à paulista, certamente, tornará próspera a futura cidade”. Dona Colatina faleceu em 1945.