TV Capixaba
Como será a aplicação da vacina da dengue no ES? Entenda
Qdenga já foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações pelo Ministério da Saúde. Previsão é que esteja disponível em fevereiro
Você sabe que a vacina contra a dengue – conhecida como Qdenga – já foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações pelo Ministério da Saúde. A previsão é que chegue e comece a ser oferecida a partir de fevereiro de forma gratuita. Com essa iniciativa, o Brasil se torna o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.
No momento, o Ministério da Saúde está fazendo uma avaliação para determinar a quantidade de doses para cada estado de acordo com a faixa etária. Pessoas de quatro a 60 anos poderão tomar a vacina, exceto gestante, lactantes e imunossuprimidos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O grupo que mais sofre com a dengue são pessoas acima de 60 anos, entretanto eles não podem receber as doses por enquanto. Isso porque a empresa fabricante analisou que não há uma eficácia garantida para essas pessoas.
Vale ressaltar que, mesmo com a vacina, os cuidados básicos contra a dengue precisam continuar. Evitar água parada, fazer limpeza dos potinhos de água dos animais e das plantas são apenas alguns dos hábitos que precisam ser seguidos. O subsecretário de vigilância em saúde da Sesa, Orlei Cardoso, explica como será a distribuição e aplicação da vacina no Espírito Santo.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Feminicídio no ES: 75% dos casos são cometidos por companheiros
> Veja as profissões que são tendências em 2024
> Projeto Travessia une voluntários a instituições para ajudar crianças
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui