Olhar 360º
ES vai avaliar retorno de eventos com público de até 700 pessoas
Proposta foi feira pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos e está sendo avaliada pelo governo do Espírito Santo

Eventos poderão ter, no máximo, 100 adultos. Foto: Pixabay
Com o avanço da vacinação no Espírito Santo, um dos setores mais afetados pela pandemia, o de eventos, enviou ao governo uma proposta para retorno das atividades de forma gradual que será avaliada nas próximas semanas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O pedido de liberação de eventos com até 700 pessoas, para atender principalmente ao setor de shows, foi apresentado em reunião na última quarta-feira (19) pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape) no Espírito Santo com integrantes do governo do Estado.
Segundo o representante da Abrape no Espírito Santo, Pablo Pacheco, no plano de retomada gradual ele pede primeiramente a realização de eventos para até 300 pessoas no risco moderado e 500 no risco baixo. Esse número também deve representar 30% da capacidade do local, para garantir o distanciamento.
Após a vacinação do grupo de comorbidades, que deve se encerrar até o próximo mês, o número poderá passar para 400 pessoas em risco moderado e 700 no risco leve, mantendo a mesma porcentagem da capacidade.
A expectativa, segundo Pablo, é que algumas mudanças para o setor entrem em vigor na semana que vem ou na próxima. Para a Abrape, será possível a retomada total das atividades sem restrições quando a vacinação alcançar 70% da população. “Vamos começar com eventos de pequeno porte, com artistas locais, que permitam a sobrevivência do setor. Será um ponto de partida para as empresas começarem a respirar e salvar as empresas que continuam ativas”, ressalta.
Mas a secretária de Turismo, Lenise Loureiro, não fixou prazo. Na semana que vem uma equipe da Secretaria de Saúde já vai realizar o cruzamento de dados da previsão de chegada de vacinas, velocidade de imunização e comprovante de quem já tomou as doses para tomar uma decisão sobre o assunto.
Quando são liberados shows
Atualmente só são permitidos no Risco Baixo para até 300 pessoas, mas sem pista de dança. Podem ser realizados seguindo os protocolos e em espaços com mesas para o público.
E eventos?
Podem ser realizados em risco moderado e alto eventos corporativos e sociais com até 300 pessoas. Também não pode ter pista de dança. Atrações culturais também são permitidas, como música ao vivo e apresentações, desde que não tenham plateia tipo pista de dança, explicou a secretária de Turismo Lenise Loureiro.
