Olhar 360º
Demora de até 7 anos para adotar criança de até 3 anos no ES
Dos 667 pretendentes à adoção no Espírito Santo atualmente, 374 querem adotar crianças de até 4 anos, mas a maioria tem mais de 9 anos
Com a disparidade entre o que os pretendentes à adoção desejam, que são crianças pequenas, e a realidade das crianças disponíveis, a demora para adotar uma criança de até 3 anos pode levar até 7 anos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Dos 667 pretendentes à adoção no Espírito Santo atualmente, 374 querem adotar crianças de até 4 anos. E entre as crianças aptas para adoção, somente 7 têm até 3 anos e outras 13 têm entre 3 e 6 anos, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo a psicóloga Dianne Wruck, da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), grande parte dos pretendentes hoje são casados e que por algum motivo não puderam ter seus filhos biológicos. Por isso, muitos acabam querendo crianças pequenas, pois como nunca exerceram a maternidade e paternidade querem passar por todos os estágios, desde a troca de fraldas, aprender a andar e ouvir as primeiras palavras.
“Mas já temos pessoas que desejam ampliar a família pela adoção. Muitas dessas pessoas viveram a adoção na sua história ou de alguém da família”, conta Dianne.
Sobre o perfil de crianças, ela explica que ainda há alguns mitos a respeito de quem pode ser adotado. “Ainda acreditam que essas crianças estejam maculadas geneticamente pela história da família delas. E há o medo do uso de drogas, criminalidade, desenvolvimento de transtornos. Ainda temos cultura de supervalorização de aspectos biológicos”, detalha.
Quem pode adotar?
Não existe restrição ao gênero e estado civil para se tornar um pretendente para adoção. A pessoa pode ser solteira, ter união estável, homens e mulheres sozinhos. A psicóloga Dianne afirma que homossexuais também podem adotar.
“A condição econômica também não é motivo para a pessoa não ser habilitada para adotar. Mesmo quem não tem salário fixo pode comprovar que tem condições para gerir a ele e à família”, detalha.
A adoção só não pode ser realizada pelos avós da criança, pois já são responsáveis. Outra regra é a diferença de 16 anos entre adotante e adotado.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui