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Olhar 360º

Bicicleta ideal para a Terceira Ponte custa a partir de R$ 2.6 mil

Se você está pensando em comprar uma bicicleta para realizar o trajeto diariamente, o investimento inicial pode ser de R$ 2,6 mil

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Ciclovia Terceira Ponte. Foto: Helio Filho/Secom-ES

Ciclovia Terceira Ponte. Foto: Helio Filho/Secom-ES

As obras de ampliação de faixas de rolamento e de construção da ciclovia da Terceira Ponte – que liga Vitória a Vila Velha -, com barreira de proteção contra o suicídio, sem dúvidas é uma verdadeira conquista para a Mobilidade Urbana do Espírito Santo. Mas especialistas alertam que a inclinação de 4,5% pode se tornar um obstáculo árduo para muitos ciclistas urbanos. E se você está pensando em comprar uma bicicleta para realizar o trajeto diariamente, o investimento inicial pode ser de R$ 2,6 mil.

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Com a ampliação, a via contará com três faixas por sentido. Além disso, haverá a construção de ciclovia nos dois lados da Terceira Ponte e um mirante será colocado com vista para o Convento da Penha e para a Baía de Vitória. As vias exclusivas para bicicletas terão 3 metros de largura. Os usuários vão precisar de um cartão para acessar essas pistas. No entanto, não haverá cobranças para os ciclistas.

No lado canela-verde, o projeto mostra que o acesso à Ciclovia da Vida será por baixo da Terceira Ponte e as pistas destinadas exclusivamente aos ciclistas serão conectadas diretamente à ciclovia da Avenida Champagnat, que chega até a orla da Praia da Costa, sem a necessidade de intervenções adicionais nas ruas. Já na Capital, ainda não há uma definição de como serão esses acessos.

O vendedor de bicicleta Gustavo Jorge, 30 anos, e adepto do meio de transporte, comenta que a inclinação pode se tornar um obstáculo para ciclistas que não estão preparados. “É pouco provável que a pessoa que tenha uma bicicleta sem marcha consiga subir. Muito provável que ela tenha que subir empurrando o veículo. Atualmente, no mercado, uma bicicleta de alumínio, aro 29, com freio mecânico a disco e 24 velocidades vendemos a R$ 2,6 mil. Com uma dessa, a pessoa vai ter mais conforto ao subir e menos preocupação com manutenção”.

Ainda segundo o vendedor, para atravessar diariamente a ciclovia na Terceira Ponte, é possível encontrar no mercado bicicleta adequada a partir de R$ 2 mil. No entanto, o usuário terá um gasto maior com mão de obra e troca de peças. Na loja, o valor da manutenção é de R$ 150. A orientação é que nesse caso de uso diário a manutenção seja feita no máximo a cada três meses.

“É necessário lembrar que muitos ciclistas urbanos não têm uma bicicleta com qualidade técnica para subir a ponte na inclinação de Vitória, no sentido Vila Velha. Com o meu preparo físico e a minha bicicleta, eu consigo realizar o trajeto com facilidade. Mas muitas pessoas vão acabar empurrando suas bicicletas nessa subida devido a inclinação e a falta de equipamento adequado”, frisa Gustavo.

CICLOVIA É UM PEDIDO ANTIGO

O presidente da Federação Espírito Santense de Ciclismo (Fesc), Marcos Silva Duarte, ressalta que a ciclovia é um pedido antigo da federação e da população. “Além da mobilidade urbana, a obra servirá de proteção para pessoas que estão em um momento de dificuldade e tentam tirar sua própria vida. Além disso, será um local de valorização do nosso turismo. Todos os ciclistas terão acesso. Aqueles que não se sentirem aptos a subirem pedalando, poderão empurrar suas bikes ou mesmo continuar usando o Bike GV”, disse.

Para Marcos, dependendo das condições físicas, o ciclista urbano consegue subir a ciclovia com uma bicicleta simples, vendida a partir de R$ 600. Caso queira, pode ainda equipar o veículo com marcha por cerca de R$ 100. Caso queira comprar um modelo simples com marcha, tem opções a partir de R$ 1 mil. A manutenção nos freios em oficinas pode variar entre R$ 20 e R$ 30.

“Não é necessário um equipamento caro para fazer o trajeto diariamente. O importante é manter a manutenção em dia, principalmente dos freios. Isso está previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Em outros pontos da Grande Vitória também notamos inclinações, como na Rodovia Serafim Derenzi, em Vitória, onde há a circulação de muitos ciclistas urbanos, que enfrentam muitos outros problemas ainda além das ladeiras”, lembra o presidente da federação.

OBRAS NA TERCEIRA PONTE

O projeto da Ciclovia da Vida e ampliação da Terceira Ponte está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão é maio de 2023.

O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

BENEFÍCIOS

A bicicleta vem na contramão da atual realidade em que muitas pessoas passam horas no trânsito e se torna uma alternativa muito atrativa para quem não quer ficar preso nos engarrafamentos. A mobilidade ativa traz inúmeros benefícios tanto para saúde, quanto para o meio ambiente. Só de pedalar para o trabalho ou usar para pequenas tarefas do dia a dia, já é um ótimo começo, além de economizar, você se exercita e deixa de lado aquela desculpa de falta de tempo.


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