OAB News
OAB-ES participa de ação do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha em Vitória
Objetivo principal do do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha é atender mulheres que sofrem de violência doméstica
O Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, também conhecido como Ônibus Rosa, estacionou nesta segunda-feira (11/03) no bairro Redenção, em Vitória. E a OAB-ES por meio da Comissão da Mulher Advogada participou da ação prestando atendimento voluntário às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Representando a OAB-ES, estiveram presentes acompanhando o trabalho, a presidente em exercício e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Anabela Galvão; a secretária-geral adjunta da Ordem e diretora de relacionamentos da Comissão, Silvia Maria Lameira Hansen; a secretária adjunta da Comissão, Eliane Matos Pires; a conselheira e diretora de eventos, Flávia Murad; além das advogadas membros Maria Aparecida Campos Gomes, Marcela Nunes de Souza Barcelos, Laudeci Vitoria Scherrer e Joyce Philot Porto.
Ela foram recebidas pela juíza Hermínia Azoury. A vice-prefeita do município de Vitória, Capitã Estéfane, também esteve presente, dentre outras autoridades.
> OAB-ES realiza Semana da Jovem Advocacia para advogados em início de carreira
Anabela Galvão falou sobre o objetivo desta ação. “O nosso objetivo principal é atender mulheres que sofrem de violência doméstica, pois, infelizmente, a cada ano aumenta a quantidade de casos e de feminicídio também”, explica.
“O Juizado Itinerante (Ônibus Rosa) é um instrumento de trabalho maravilhoso para nós, porque ele vai onde está a mulher, a vítima. E esta parceria do TJES com a Ordem beneficia a sociedade”, disse ainda.
“O Ônibus Rosa transcende sua função como veículo físico, tornando-se uma expressão poderosa de solidariedade que oferece ajuda direta às comunidades afetadas pela violência doméstica. Atuando como um farol de esperança para mulheres em situações de abuso, essa iniciativa inovadora procura combater a violência de forma proativa, fornecendo suporte psicológico, orientação legal e recursos essenciais para ajudar as vítimas a reconstruírem suas vidas”, destacou a secretária-geral adjunta da Ordem e a diretora de relacionamentos da Comissão, Silvia Maria Lameira Hansen.
O ônibus rosa possui uma estrutura toda preparada para um atendimento humanizado com profissionais de psicologia, assistência social e de Direito, bem como análise de pedidos de medidas protetivas e divulgação da Lei Maria da Penha para a comunidade.
A iniciativa tem por objetivo agilizar os processos e dar visibilidade à necessidade de implementação de um esforço concentrado para impulsionar o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.