fbpx

Natureza

Vídeo | Filhote de onça sobrevive após ataque em zoológico no ES

O filhote ainda estava sendo lambido pela mãe quando foi abocanhado por outra onça que estava na jaula

Publicado

em

O filho de onça foi abocanhado logo após seu nascimento. Foto: Reprodução

Alunos de uma escola estadual flagraram o momento em que o filhote de onça-pintada foi abocanhado por outro animal logo após o nascimento. O flagrante aconteceu na última terça-feira durante um passeio dos estudantes a um zoológico de Marechal Floriano, na região serrana do Espírito Santo. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Nas imagens é possível ver que o filhote ainda estava sendo lambido pela mãe quando outra onça abocanhou o animal e circulou com ele boca dentro da jaula. Os estudantes acompanharam de perto a perseguição entre os animais pelo resgate do filhote. 

A deputada Janete de Sá, presidente da CPI dos maus-tratos contra os animais, afirmou que vai apurar o caso e convocar os proprietários do zoológico em Marechal Floriano para prestar esclarecimentos.

“A CPI considera que houve uma negligência do zoológico. Afinal havia uma onça prestes a parir vivendo junto com outros animais da mesma espécie. Isso não pode acontecer. Precisamos verificar se esses bichos recebem cuidados veterinários periódicos e as condições do local”, afirma a presidente da CPI dos maus-tratos contra os animais, deputada estadual, Janete de Sá.

Em nota, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informou que enviou uma equipe ao zoológico nesta quarta-feira (23) para apurar o ocorrido. 

“O filhote da onça está vivo e sendo cuidado e alimentado pela mãe. A fêmea e o filhote estão em uma estrutura separada das demais onças e sendo observados, visto que o animal está estressado e a situação exige o mínimo de contato possível no momento”, informa um trecho da nota. 

O Iema diz ainda que foi comunicado do fato apenas no final da noite desta terça-feira, mas que o zoológico está autorizado a funcionar e é vistoriado periodicamente pela equipe de fauna do órgão. 

A proprietária do Zoológico foi procurada pela reportagem do portal ES360, mas não retornou às mensagens até o fechamento desta matéria. 

Histórico de ataque

O zoológico de Marechal Floriano onde o filhote foi abocanhado é o mesmo local onde uma funcionária também foi atacada por uma onça no ano passado. Na época, a mulher estava dentro de uma das jaulas quando foi alvo de um dos animais. 

Ela foi socorrida em estado grave e chegou a ficar internada por vários dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória.