fbpx

Natureza

Superlua acontece minutos antes do nascer do sol desta terça

Fenômeno é caracterizado pela proximidade entre a Terra e o seu satélite natural. Segundo o Climatempo, “será um belo espetáculo”

Publicado

em

Quem acordar cedo nesta terça-feira (27) para praticar alguma atividade física a céu aberto será recompensado com um amanhecer especial. De acordo com o Climatempo, Terra, lua e sol estarão alinhados e o satélite natural atingirá a menor distância entre ele e a órbita terrestre formando a Superlua.

Durante o fenômeno, a lua terá maior diâmetro aparente quando observada da Terra, além de aparentar um brilho acima do normal.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Marcos Calil, correspondente de Astronomia da Climatempo, afirma que o melhor momento de observação da Superlua será durante o amanhecer. Mas, para isso, antes dos primeiros raios de sol é preciso se concentrar na lua. “Será um belo espetáculo”.

Lua rosa

Durante o mês de abril, a Superlua é conhecida também como Superlua Rosa no exterior. O nome, no entanto, não vem da cor ou brilho do satélite natural, mas sim da chegada da Primavera no hemisfério Norte, época de florescimento das flores.

Fenômeno vai se repetir mais três vezes em 2021

Se por algum motivo você não conseguir acompanhar a Superlua desta terça, não se preocupe. O fenômeno se repetirá em outras três ocasiões ao longo de 2021: dia 26 de maio, 4 de novembro e 4 de dezembro, com destaque para as Superluas de maio e dezembro que irão coincidir com os Eclipses Lunares e Solares, respectivamente.